quarta-feira, 21 de junho de 2017

VALORIZANDO A CASA DE DEUS.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! (Salmos, 122.1).
SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória (Salmos, 26.8).

A expressão, Casa do SENHOR, Casa de Deus, átrios do SENHOR, Tabernáculo, Santuário e outras similares, aparecem repetidas vezes no texto sagrado, principalmente no livro dos salmos.
Nestes salmos Davi revela a sua alegria e o seu amor pela Casa do SENHOR.
Davi era um homem que tinha poder, glórias, riquezas, sucesso e fama; mas o seu maior prazer estava no SENHOR. Ele podia frequentar os ambientes mais belos, conhecer os lugares mais exóticos e atraentes, mas o seu prazer era estar na Casa de Deus, na presença do SENHOR.
Davi tinha sede de Deus, ele amava Casa do SENHOR. Davi não amava uma visita passageira na Casa de Deus, mas amava a habitação da Casa de Deus. Ele desejava estar na Casa de Deus, mais do que qualquer outro lugar ou deleite da vida. Ele buscava isso com todas as forças de sua alma. A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo (Salmos, 84.2). Davi era um adorador por excelência, a sua vida era um retiro espiritual, ele tinha zelo pelas coisas de Deus, ele amava mais as coisas sagradas do que as seculares.

SETE IMPORTANTES VIRTUDES ENCONTRADAS NA CASA DE DEUS.

1. UM APRENDIZADO SEM IGUAL.

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei; que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo (Salmos, 27.4).

2. UM CRESCIMENTO SEM LIMITE.

Os justos florescerão como a palmeira, crescerão altaneiros como o cedro do Líbano; plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice, cheios de seiva e viço produzirão muitos frutos, para proclamar que o SENHOR é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça! (Salmos, 92.12-15).

3. UM DIA INCOMPARÁVEL.

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Salmos, 84.10).

4. UMA ALEGRIA IMENSURÁVEL.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! (Salmos, 122.1).
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava (Sl.42.4). 
 
5. UMA FELICIDADE SEM IGUAL.

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Felizes os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente (Salmos, 84.1-4).

6. UMA ADORAÇÃO VERDADEIRA.

Quanto a mim, graças à tua grande misericórdia, poderei entrar em tua casa; e me prostrarei em direção ao teu sagrado templo, com reverência e adoração (Sl.5.7).

7. UMA REVELAÇÃO SOBRENATURAL.

Todavia, quando busquei compreender tudo isso, reconheci que estava diante de uma tarefa muito acima das minhas forças; até que entrei na Casa de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios (Salmos, 73.16,17).

CONCLUSÃO:
Algumas pessoas vão à Casa de Deus (à igreja), em busca de bênçãos. Outras vão por um mero costume; outras vão para encontrar e rever os amigos; e outras vão porque se sentem bem.
Tudo isso pode ser bom e aceitável, todavia a verdadeira motivação e prioridade de irmos à Casa de Deus, deve ser a nossa devoção sincera e um coração totalmente entregue a adoração. A Casa de Deus não deve ser usada como comercio, nem esconderijo de ladrões e hipócritas; a Casa do SENHOR, é lugar de reverência, temor (respeito), e adoração. 
Não despreze a Casa de Deus, nem abandone a sua congregação. O escritor aos hebreus nos exorta dizendo: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia (Hebreus, 10.25).