domingo, 5 de novembro de 2023

CINCO VERDADES DA CRUZ DE CRISTO.


Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (I Co.1.18).

O Novo Testamento enfatiza várias verdades no tocante à morte de Cristo na cruz em prol da humanidade. A mensagem da cruz é a mais revolucionária de todos os tempos. A cruz de Cristo para os judeus é escândalo, para os gregos é loucura, para os incrédulos a cruz não tem significado algum, mas para os crentes é salvação, sabedoria, redenção e poder de Deus. A mensagem da cruz é o poder ativo de Deus, para salvar, perdoar, curar, libertar, expulsar demônios e resgatar as almas do poder de Satanás.

1- VICÁRIA.

A cruz não era de Cristo, e sim de toda humanidade, mas Ele tomou a nossa cruz e foi o nosso substituto. A morte de Cristo foi vicária porque foi substituinte, isto é, Cristo padeceu a morte na cruz como penalidade dos nossos pecados, como nosso substituto. A cruz era nossa, mas Ele levou-a em nosso lugar, pagando um alto preço pelos nossos pecados.

2- PROPICIATÓRIA.

A cruz de Cristo foi propiciatória, porque Deus aceitou o sacrifício perfeito de Cristo e desviou a sua ira, tornando-se propício e favorável a toda humanidade. O apóstolo João afirma: E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (I Jo.2.2). Jesus como nossa "propiciação" significa que Ele tomou sobre si o castigo dos nossos pecados e satisfez o justo juízo de Deus contra o pecado. O perdão agora é oferecido a todos que vem a Cristo, com arrependimento e fé. 

Falando sobre PROPICIAÇÃO, Paulo diz: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus (Rm.3.23-26). A morte de Cristo foi propiciatória e removeu a ira de Deus contra o pecador arrependido.

No Antigo Testamento, o propiciatório era a tampa da arca da Aliança. Nesta tampa havia dois querubins um a frente do outro, inclinados fazendo reverência a presença de Deus. O sangue era derramado sobre o propiciatório, para aplacar a ira de Deus, mas isto se repetia todos os anos. Cristo veio e fez a propiciação perfeita, que não tem data de validade, mas foi para sempre. 

3- EXPIATÓRIA.

A cruz de Cristo foi expiatória, isto significa dizer que Cristo foi o sacrifício perfeito para fazer expiação ou reparação pelos nossos pecados. Como expiação, o sacrifício tem como objetivo remir a nossa culpa. Pela morte expiatória de Cristo na cruz, foram anulados os nossos pecados e a culpa do pecado foi removida. Ou seja, Cristo assumiu o nosso lugar na Cruz, pagou a nossa dívida e nos declarou inocentes. Aleluia! 

4- REDENTORA.

A cruz é redentora, porque foi nela que Cristo garantiu a nossa redenção. Assim sendo, a morte de Cristo é redentora, porque Ele deu a sua própria vida como resgate. Pedro afirma: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (I Pe.1.18,19).

Redenção significa resgatar mediante o pagamento de um preço. O preço para nos libertar da escravidão do pecado e do domínio de Satanás, foi o precioso sangue de Cristo derramado na cruz.

5- VITORIOSA.

A cruz que era símbolo de maldição, tornou-se sinônimo de Vitória. Foi na cruz que o nosso Campeão Jesus Cristo, triunfou na sua luta contra o poder do pecado, contra Satanás e suas hostes demoníacas, que mantinham o ser humano no cativeiro. A morte de Cristo foi a vitória inicial sobre o inferno, sobre a morte, sobre o pecado e sobre Satanás. Assim sendo, podemos declarar em alto e bom som: "A vitória é nossa, pelo sangue de Jesus!" Amém! 

A Mensagem da Cruz Não é Atrativa Porque Quebra o Nosso Ego e Exalta a Cristo.