sexta-feira, 2 de setembro de 2022

O Amigo Íntimo De DEUS.



Então o SENHOR disse: Esconderei de Abraão o que estou para fazer? (Gn.18.17). NVI

Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo (Is.41.8).

Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo, e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre? (II Cr.20.7).

... e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus (Tg.2.23).

Muitos homens na História da Bíblia desfrutaram de íntima comunhão com Deus, porém, Abraão é o único homem a quem Deus o chamou de amigo. Esta informação está registada por três vezes no texto sagrado (Is.41.8; II Cr.20.7; Tg.2.23). Abraão era tão íntimo com Deus, que o próprio Deus disse: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer? (Gn.18.17). Em outras palavras, Deus estava dizendo que não ocultava nada a Abraão, mas lhe falava tudo acerca dos seus planos secretos.

Ser chamado pelo próprio Deus de amigo, se constitui um grande privilégio. Uma coisa é eu dizer que sou amigo de Deus, outra coisa é Deus dizer que é meu amigo. Aqui na terra, no mundo secular, todos querem ser amigo de pessoas famosas, de gente de destaque, de pessoas que tenha Status social, religioso e político; porém, para ser amigo de Deus há um preço a pagar. Ser amigo de Deus e ter intimidade com Ele, implica em viver uma vida de fé, obediência, comunhão e santidade. Muitos desejam ser amigo de Deus, mas não querem renunciar os prazeres do mundo. Quando nós obedecemos a Deus, somos chamados por Ele de amigos. Em certa ocasião, Jesus disse para os seus discípulos: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando"(Jo.15.14). Muitas pessoas dizem conhecer Jesus, mas não são amigas de Jesus. Jesus não queria que seus discípulos fossem apenas servos, porque o servo não tem intimidade com o seu senhor, mas Jesus os chamou de amigos: Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer (Jo.15.15). A nossa vida de comunhão e intimidade com Deus, nos promove de servos para amigos. Finalmente, ser amigo de Deus, nunca foi fácil. Ser amigo de Deus em pleno século XXI se constitui um grande desafio para esta geração materialista, mundana, cética, incrédula e alienada de Deus. Mas, Deus ainda busca homens e mulheres de fé e verdadeira devoção a Ele, para terem intimidade com Ele e serem seus amigos. Amém!

Todos os dias o mundo assedia-me convidando para eu ser seu amigo, mas eu prefiro Deus, eu prefiro ser amigo de Deus.