quinta-feira, 7 de abril de 2022

O "Espírito Santo" Na Vida De Davi.

E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel: O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca (II Sm.23.1,2).

Esta declaração de Davi autêntica a inspiração do Espírito Santo em tudo que ele escreveu no livro dos salmos. Davi reconheceu que o Espírito do SENHOR atuava poderosamente em sua vida. Davi ficou cheio do Espírito do SENHOR no momento em que o profeta Samuel o ungiu para rei de Israel: Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi... (I Sm.16.13). Durante sua vida o Espírito Santo dirigia e capacitava Davi e lhe dava vitória sobre seus inimigos. Porém, quando ele pecou e reconheceu o seu pecado, ele clamou ao SENHOR dizendo: Não me lances fora da tua presença e Não retires de mim o teu Espírito Santo (Sl.51.11). Davi sabia que sem o Espírito Santo a sua vida seria um fracasso.

Todos os crentes deve ter a convicção de que o Espírito Santo habita em sua vida. Davi tinha esta certeza e sabia que estava correndo o risco de perder a presença do Espírito Santo em sua vida, devido o seu pecado. Davi sabia que se Deus retirasse dele o Espírito Santo ele ficaria fora da sua presença e vulnerável aos ataques do inimigo. Todos os cristãos verdadeiramente nascidos de novo pela ação do Espírito Santo, deve ter a plena convicção que o Espírito Santo habita nele. Quando passarmos a considerar que o Espírito Santo é uma pessoa e buscarmos ter um relacionamento intimo com Ele, teremos uma vida cristã muito mais plena, frutífera e vitoriosa. 

O ESPÍRITO SANTO NO LIVRO DOS SALMOS:

1- O Espírito Santo atuando na criação.

Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo Espírito da sua boca (Sl.33.4).

2- O Espírito Santo na vida de Davi.

Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo (Sl.51.11).

3- O Espírito Santo criando e renovando.

Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra (Sl.104.30).

4- O Espírito Santo é Onipresente, é impossível se esconder dele.

Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? (Sl.139.7).

5- O Espírito Santo é bom e nos guia por terra plana. 

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana (Sl.143.10).

Que possamos amar cada vez mais o Espírito Santo e vivermos em plena comunhão com Ele. Amém!