domingo, 15 de janeiro de 2023

BARNABÉ - Um Levita Cheio Do Espírito Santo.

 

Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que traduzido é filho da consolação), levita, natural de Chipre... (At.4.36).

...e enviaram Barnabé até Antioquia, o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor (At.11.22-24).

José, ficou conhecido entre os cristãos do primeiro século como Barnabé, por ser um homem generoso e ter o dom de exortar e consolar os irmãos. Barnabé era da tribo de Levi, natural da ilha de Chipre e morava em Jerusalém. 

Barnabé foi também chamado de apóstolo e tornou-se um líder de destaque na igreja em Jerusalém. O nome Barnabé aparece 29 vezes no livro de Atos e cinco vezes nas cartas de Paulo.

Barnabé foi o primeiro a acreditar na chamada de Paulo, quando muitos dos apóstolos mantinha certa desconfiança nele e não acreditavam totalmente na sua conversão a Cristo (At.11.25).

Barnabé com a certeza da obra que o Senhor fez na vida de Paulo o procurou, e sem medo de perder a liderança, pois sabia das altas aptidões de Paulo, o trouxe para o convívio dos apóstolos. Barnabé foi o instrumento que Deus usou para inserir Paulo no ministério. Se não fosse Barnabé, talvez Paulo não fosse o tal como o conhecemos, através das Escrituras. 

Pela direção do Espírito Santo foi um pioneiro na evangelização entre os gentios estabelecendo igrejas em diversas regiões do império romano, em parceria com o apóstolo Paulo. Barnabé foi o discipulador de Paulo, tempos depois Paulo tornou-se o grande apóstolo dos gentios, e Barnabé sem cobrar ciúme nem inveja, seguiu fazendo a obra do Senhor naquilo que ele foi chamado e vocacionado a fazer. Quanta diferença dos obreiros atuais, onde muitos são egoístas, inseguros e desleais com os companheiros. Diferente de Barnabé que procurava ajudar, consolar e encorajar os irmãos, muitos agem com desprezo e em vez de estimular e encorajar, buscam competir e puxar o tapete dos que tem o chamado de Deus para obra.

Barnabé foi um homem, simplesmente um homem, mas este homem era cheio do Espírito Santo, isso é o que faz a diferença. Não são os títulos, diplomas, formações ou status que fazem a diferença na vida de um homem, porque estas coisas muitos têm; porém, ser cheio do Espírito Santo, que é uma raridade, isso faz a diferença nesta atual geração. Que possamos seguir o exemplo de Barnabé, que entregou a sua vida e dedicou o seu tempo a serviço do Reino de Deus. Hoje os entretenimentos e as redes sociais absorvem nosso tempo e nos deixa desprovidos da oração e leitura da Palavra. Mas ainda há tempo de revermos nossas prioridades e sermos cheios do Espírito Santo. Amém!