quarta-feira, 12 de julho de 2023

Cuidado Com Outro Evangelho.


Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (Gl.1.6-9).

Falsos mestres estavam infiltrados entre os gálatas, causando dúvidas, trazendo inquietação e procurando persuadi-los a rejeitar os ensinos de Paulo e aceitar "outro evangelho". Este falso evangelho ensinado pelos falsos mestres, consistia não somente em crer em Cristo, mas também ligar-se à fé judaica mediante a circuncisão (5.2), praticar as obras da lei (3.5) e a guardar os dias santos judaicos (4.10). A Bíblia afirma claramente que há um só evangelho, "o Evangelho de Cristo". Este evangelho nos veio pela revelação de Jesus Cristo.

Quaisquer ensinos, doutrinas, dogmas, idéias ou modismos que, originados em pessoas, igrejas ou tradições, e que não estejam de acordo com a Palavra de Deus, não podem ser incluídos no Evangelho de Cristo. Misturar falsas doutrinas, heresias e modismos com o conteúdo original do Evangelho é transtornar o Evangelho de Cristo e atrair maldição para si e para quem aceita e concorda.

Paulo diz: "Outro evangelho, seja anátema". A palavra "anátema" (gr.anath-ema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição e que será alvo da ira divina e da condenação eterna. 

Na atualidade, estamos percebendo e vendo claramente um evangelho transtornado, misturando o santo com o profano, mais voltado para o material do que o espiritual. A mensagem da cruz é posta de lado, preferindo antes as mensagens de auto-ajuda, mensagens que o povo gosta de ouvir, com a finalidade de agradar as pessoas e massagear o ego. Muitas igrejas não priorizam a Palavra de Deus, para muitos esta já não satisfaz, por isso buscam para si doutores para falarem conforme os seus próprios desejos, sobre isso Paulo já previa (II Tm.4.3,4). Muitos pregam e ensinam um evangelho sem cruz, sem arrependimento, sem renúncia e sem santidade. Onde o verdadeiro evangelho é aquele que nos constrange diante do pecado, que nos confronta e nos leva ao arrependimento em direção a cruz de Cristo. 

Infelizmente, estamos vivendo essa época em que muitos estão vivendo um outro evangelho; mas os verdadeiros cristãos ortodoxos, que valorizam a Palavra de Deus, não aceitam nem concordam com esse pseudo evangelho que vem sendo propagado por muitos falsos mestres, pastores e pregadores. Enquanto muitos estão sob anátema (debaixo de maldição) por abraçar "outro evangelho", a verdadeira igreja do Senhor está debaixo da bênção do verdadeiro Evangelho. Maranata!