segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CINCO CONSELHOS PRÁTICOS PARA FELICIDADE.

Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura. Confia no SENHOR  e faz o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado (Sl.37.1-3).

Este salmo escrito por Davi, nos mostra que existe um grande contraste entre o ímpio e o justo, entre aquele que serve a Deus e o que não serve. Davi descreve neste salmo que a prosperidade dos ímpios (pecadores) acaba, e somente os justos serão felizes. Podemos perceber no decorrer deste salmo que o caminho dos que praticam a iniquidade é inseguro, e no final é destruição. Neste salmo há cinco conselhos práticos para uma vida de felicidade.

1. CONFIA NO SENHOR.

Confia no SENHOR  e faz o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado (Sl.37.3).

Vivemos em um mundo de insegurança, as pessoas estão perdendo as esperanças e não sabem mais em quem deve confiar. Muitos estão decepcionados por terem depositado a sua confiança na religião, na política e até em pessoas e não foram correspondidos nas suas expectativas e estão descrentes de tudo e de todos. Porém, apesar de todas as decepções sofridas por termos confiado em alguém, vale a pena confiar no SENHOR.
A palavra de Deus, nos diz: É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes (Sl.118.8,9).
Confiar no SENHOR é estar seguro e convicto que Ele não falha e está no controle de tudo; nada vai nos abalar. Está escrito: Os que confiam no SENHOR serão como os montes de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl.125.1).
Diante de todas as incertezas, temores e crises; confiar no SENHOR, é a melhor opção. Quem confia no SENHOR, não perde o seu tempo, Ele é fiel e não vai nos decepcionar. Amém!

2. DELEITA-TE NO SENHOR.

Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração (Sl.37.4).

Em um mundo de inquietações deleitar-se no SENHOR é a melhor opção para ser feliz. Felizes são aqueles que procuram deleitar-se no SENHOR. Deleitar-se no SENHOR, significa entrega-se inteiramente ao SENHOR e desfrutar de uma perfeita comunhão com Ele. Quando o nosso coração está de acordo com a vontade de Deus, o nosso desejo será atendido. 

3. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará (Sl.37.5).
Entregar o caminho ao SENHOR e confiar nele, é o segredo para ser feliz.
Essa entrega deve ser total e sem reservas; entregar o caminho ao SENHOR, é entregar a direção da sua vida nas mãos Deus e confiar que Ele vai fazer sempre o melhor. Entrega a Deus todos os teus problemas, porque Ele tem a solução para todos. Se está nas mãos de DEUS, então descansa porque a vitória é certa. Amém!

4. DESCANSA NO SENHOR.

Descansa no SENHOR e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (Salmos. 37.7).

Em um mundo apressado e conturbado onde a competição e a concorrência crescem em larga escala, a insegurança vem deixando as pessoas cada vez mais ansiosas e preocupadas com um futuro de incertezas. Todavia em meio a toda essa turbulência o cristão verdadeiro pode confiar e descansar no SENHOR. Descansar no SENHOR é lançar sobre Ele todas as nossas preocupações e ansiedades e confiar que Ele vai suprir todas as nossas necessidades. A bíblia nos recomenda: Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (2Pe.5.7). Muitas vezes os problemas que nos cercam nos traz inquietação, nos deixar sem direção e perdemos o controle da situação; porém diante das adversidades da vida o apóstolo Paulo nos orienta, dizendo: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças (Fp.4.6). Descansar no SENHOR, na sombra do Onipotente, é a melhor opção para quem acredita na ação provedora de JEOVÁ JIRÉ. Tem coisa que só JESUS resolve, as vezes é preciso pegarmos as promessas de Deus fazer um travesseiro e descansar nelas.

5. ESPERA NO SENHOR.

Espera no SENHOR e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados (Sl.37.34).

Vivemos em um mundo que as pessoas estão sempre apressadas, a tecnologia tem facilitado a vida das pessoas e vem acelerando tudo, a rapidez e a agilidade tem se tornado o modo de vida da sociedade moderna. Infelizmente, as pessoas estão sem paciência para esperar. A falta dessa virtude tem levado muita gente a ruína e destruição. Esperar em Deus é algo inaceitável para muitos, é um contra senso a ansiedade das pessoas em querer ter, ser e possuir as coisas em um curto espaço de tempo. Todavia a palavra de Deus nos recomenda que devemos esperar no SENHOR, esperar no SENHOR é uma atitude de fé, os que esperam no SENHOR não ficarão confundidos nem envergonhados, antes serão atendidos, recompensados e vitoriosos. Está escrito: Os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças (Is.40.31). Bom é ter esperança e esperar com paciência a providência de Deus. Esperar no SENHOR é ter a certeza que Ele não falha, é melhor esperar no SENHOR do que confiar nos recursos humanos. O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (Naum, 1.7). Espera no SENHOR e seja feliz, Ele não vai te decepcionar. Amém!