quarta-feira, 20 de maio de 2020

O Mundo Está Vivendo Uma "PERPLEXIDADE".

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão em angústia e "perplexidade" com o bramido e a agitação do mar (Lc.21.25).

Chegará um tempo, se é que já chegou, em que o mundo ficará num beco sem saída. As nações da terra, mesmo em um mundo globalizado, não se entenderão e entrarão em colapso social, econômico, político e espiritual. Os lideres das nações entrarão em pânico diante das epidemias que causarão a morte de milhares e consequentemente quebrará a economia do mundo. A "Nova Ordem Mundial" já propaga a centralização do poder em um único governo mundial. Um homem super inteligente surgirá no cenário mundial e será aclamado por todos como o líder das nações. Neste tempo, haverá uma grande prosperidade e estabilidade financeira, haverá também uma falsa paz, e este líder enganará a muitos. Por esse tempo, muitos dirão: "Há paz e prosperidade". Porém, a palavra de Deus nos diz: Quando disserem: "Paz e segurança", a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão (I Ts.5.3). Porque aquilo que está determinado e escrito na palavra de Deus, há de se cumprir na integra.

CONCEITO DE PERPLEXIDADE.

Perplexitas é o vocábulo latino que deu origem ao termo "Perplexidade". Um termo da nossa língua que se usa em referência ao desconcerto ou à indecisão que uma pessoa tem relativamente a algo.
Quem está perplexo, por conseguinte, não sabe que decisão tomar ou como resolver uma determinada situação. Em geral, a perplexidade acontece diante de um fato que causa comoção. Trata-se de situações que causa surpresa ou impacto e que, por conseguinte, impedem que o indivíduo reaja de forma rápida. Em suma, a perplexidade surge quando algo é contrário ao esperado.

O TERMO "PERPLEXIDADE" NA BÍBLIA.

Esta palavra como verbo aparece três vezes, e como substantivo apenas uma vez no Novo Testamento:

Herodes, o tetrarca, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo ... (Lc.9.7)

Mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer.... (Lc.24.3,4).

De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados (II Co.4.8).

Como substantivo -
Perplexidade no grego, é "Aporia" (àrropía), que é traduzido em Lucas 21.25 por "perplexidade". Literalmente, significa "não encontrar uma passagem, caminho ou recurso", acerca da angústia das nações por não encontrarem solução para suas dificuldades; as ilustrações encontradas nos papiros são no sentido de se estar completamente desnorteado, sem saber como proceder, sem recursos. 
Fonte: Dicionário Bíblico VINE, pg.871.

Concluímos que, muitas vezes, a única maneira de sairmos bem diante de uma situação de perplexidade é buscar a sabedoria que vem de Deus e esperar Dele a solução.