sábado, 24 de dezembro de 2022

O TEMPO DA COLHEITA CHEGOU! Onde Estão Os Trabalhadores?


"... levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para ceifa" (Jo.4.35).

Os discípulos tinham ido à cidade comprar comida (4.8), ao retornarem pensaram que Jesus estava faminto e lhe rogaram: Rabi, come. Jesus lhes responde: Uma comida tenho para comer, que vocês não conhecem. Então os discípulos disseram uns aos outros: Será que alguém lhe trouxe comida? Disse Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Vocês não dizem: Daqui a quatro meses haverá a colheita? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe recebe galardão e ajunta frutos para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe. Assim é verdadeiro o ditado: Um semeia, e outro colhe. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entraste no seu trabalho (4.31-38). 

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelha sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita" (Mt.9.35-38).

A visão de Jesus foi e ainda é, resgatar os perdidos do domínio de Satanás e leva-los a fazer parte do Reino de Deus. Quando Ele olhava para as multidões de pessoas, tinha compaixão, porque as via aflitas, desamparadas e sem direção, como ovelhas sem pastor. Na sua época, Jesus viu uma grande seara pronta para colheita, mas com poucos trabalhadores para a colheita. Jesus percebeu a urgência da obra, a ponto de dizer para os seus discípulos: Rogai, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. Muitas vezes o Senhor da seara olha e ver muitos obreiros, mas poucos trabalhadores. Obreiros têm muitos, ou os que se dizem obreiros, porém os trabalhadores são poucos. Obreiros para disputarem entre si, para se sentarem em lugar de destaque, para ostentarem títulos e status têm muitos. Mas os trabalhadores e fazedores da obra são poucos. 

Jesus falou sobre dois tipos de trabalhadores da seara, os que semeam e os que ceifam. Ele disse: Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entraste no seu trabalho. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa (Jo.4.38,36,37). Todo isto tem haver com a obra da evangelização, quando semeamos a Palavra de Deus, levando boas novas aos perdidos o nosso trabalho não é vão, mas tem um propósito. Mais do que nunca, a igreja do Senhor precisa cumprir a sua missão. O papel da igreja é avançar em busca das almas para o Reino de Deus. A igreja não deve ficar parada, estacionada, nem estática diante de um mundo carente e faminto de Deus. Onde estão os evangelistas e os crentes semeadores da Palavra? O campo é o mundo e a seara já está madura, pronta para uma grande colheita de vidas preciosas para Deus. Haverá oposições, os inimigos da obra sempre se levantam, mas é com muito esforço e lágrimas que as almas serão resgatadas para o Senhor. Está escrito: Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Sl.126.5,6). Paulo disse: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho (I Co.3.6-8). É tempo de semear a Boa semente e colher as almas para Deus. É tempo de deixarmos a nossa zona de conforto e entrarmos em uma batalha em busca das almas perdidas. É tempo de buscarmos a unção do Espírito Santo e sairmos para libertar as vidas das garras de Satanás. Não há mais tempo a perder, o tempo é chegado e já estamos colhendo os rabiscos, porque o Senhor da seara e o grande ganhador de almas, Jesus Cristo, está voltando. Amém!