sábado, 9 de abril de 2022

Ele Escolheu Os Improváveis.


E subiu ao monte e chamou para si os que Ele quis; e vieram a Ele (Mc.3.13).

E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos (Lc.6.12,13).

ELE PASSOU A NOITE EM ORAÇÃO. 

Jesus vivia uma vida de oração e buscava estar a sóis com Pai em constante oração, principalmente nos momentos de grandes decisões. Vez por outra Ele se afastava da multidão para orar ao Pai em secreto. O evangelista Lucas diz: A sua fama se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades. Porém Ele retirava-se para os desertos e ali orava (Lc.5.15,16). Uma noite inteira em fervente oração dará resultados surpreendentes. Depois de passar aquela noite em oração, Jesus desceu do monte e escolheu os doze para serem apóstolos. Observemos que foi primeiro a oração e depois a escolha. Se Jesus, o perfeito Filho de Deus, passou uma noite toda em oração ao Pai, para tomar uma importante decisão, quanto mais nós, com nossas fraquezas e limitações. Precisamos orar e vivermos uma íntima comunhão com o nosso Pai celestial. 

Jesus escolheu homens simples e sem cultura, até mesmo tidos como improváveis para muitos. Jesus escolheu homens da Galileia, uma região mista onde moravam judeus e gentios, lugar desprezado pelos intelectuais da época. A Galileia era conhecida como uma região marginalizada, onde muitos eram desprezados e desacreditados pela sociedade da época, e até se dizia: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? A Galileia era a maior região da Palestina, região onde Jesus exerceu maior parte do seu ministério. 

Observe que Jesus não chamou os "capacitados", e sim os incapazes para fazerem parte do colégio apostólico, que depois de pouco mais de três anos os revestiu de poder e os capacitou para incendiarem o mundo com a propagação do Evangelho. 

ELE CHAMOU PARA SI OS QUE ELE QUIS. 

Ele não chamou os que se ofereceram. Ele não chamou os que foram indicados. Ele não chamou os intelectuais. Ele não chamou os conhecedores da Torá. Ele não chamou os da cúpula romana. Ele não chamou os religiosos do Sinédrio. Ele não chamou os que tinham condição social elevada. Mas, Ele chamou homens simples, tidos como indoutos, desaculturados e incapazes, para transforma-los em discípulos poderosos, para propagarem a sua Palavra até os confins da terra e em seguida morrerem por amor ao Mestre e por causa do Evangelho.

Ser escolhido pelos homens por razões óbvias é fácil, mas Deus ainda escolhe os improváveis, os incapazes e os capacita para realizarem grandes obras para glória do seu nome. Amém!