sábado, 15 de maio de 2021

MINISTÉRIO DE PROFETA NA NOVA ALIANÇA.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (Ef.4.11). E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores... Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? (I Co.12.28,29).

O ministério de profeta como dom ministerial, ainda existe e está em evidência; porém, este título "Profeta" não é dado diretamente a nenhum ministro no sentido de apresentação e consagração para o ofício de profeta. Segundo Donald C. Stamps, o comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja. Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo.

QUAL A FUNÇÃO DO PROFETA NA IGREJA?

A função do profeta na igreja incluía o seguinte: (1) Proclamar e interpretar, cheio do Espírito Santo, a Palavra de Deus, por chamada divina. (2) Admoestar, exortar, animar, consolar e edificar a igreja com sua mensagem. Em Atos 15.32 está escrito: Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortavam e confirmavam os irmãos com muitas palavras. (3) Também faziam previsão sobre acontecimentos futuros: Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César (At.11.27,28). Este mesmo profeta Ágabo, profetizou sobre a prisão de Paulo. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-a aos seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios (At.21.10,11).

Era dever do profeta tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir sobre o juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus. Na atualidade, não deve ser diferente. Por causa da sua mensagem de justiça e correção, vinda da parte de Deus, o profeta pode esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, neste tempo de mornidão e apostasia.

O caráter de um verdadeiro profeta neotestamentário deve ser aprovado por Deus e ter o testemunho da igreja. Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência espiritual, desviando-se para o mundanismo e o desprezo a Palavra de Deus. Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça, então a igreja já não será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito de Deus. 

Infelizmente, a política eclesiástica e a direção humana vem tomando o lugar do Espírito. Todavia, há um remanescente fiel de pastores e lideres que são dirigidos pelo Espírito Santo, e dão ouvidos a mensagem de Deus que impulsiona a renovação espiritual da igreja. Não havendo profecia (revelação divina), o povo se corrompe... (Pv.29.18). Quando a igreja ouve a Palavra e a guarda em seus coração, o pecado será abandonado, a presença e a santidade do Espírito serão evidentes entre os fiéis. Amém!