terça-feira, 25 de abril de 2023

É MELHOR NÃO ZOMBAR DO PROFETA!

 

Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos. E foi-se dali para o monte Camelo e dali voltou para Samaria (II Rs.2.23-25).

Havendo Eliseu assumido o ministério profético como sucessor de Elias, Deus começou a usa-lo para operar milagres. Todavia, os opositores sempre se levantam com desprezo, irônia e zombarias para tentar desfazer do homem de Deus. 

OS RAPAZES ZOMBAVAM DELE.

O comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal Donald Stamps, comenta sobre este episódio: Alguns supõem que esses rapazes, que zombavam de Eliseu, faziam parte de um bando organizado que se opunha ao seu ministério. Embora a palavra hebraica "naar" seja termo genérico para "rapaz" e seja frequentemente aplicada a jovens maiores (Gn.22.5; 41.12), o texto hebraico aqui é "naarim qatanim"("rapazes pequenos"). Os moços de mais idade estariam, sem dúvida, ocupados nos campos. Mas, como acontece ainda hoje, esse forasteiro entrando na aldeia, atraiu um grupo de meninos, que talvez tinham ouvido seus pais rirem da notícia que Elias subira ao céu, possivelmente dizendo: Se Eliseu afirma isso, que então ele mostre como é feito e que ele, o velho calvo, suba também. Essa zombaria contra o profeta era um desdém pelo seu Senhor. Para desagravar a honra do Senhor, Eliseu pronunciou contra eles um julgamento divino, formulado na lei da bênção e da maldição, segundo o concerto (Lv.26.21,22; Dt.30.19). (Bíblia de Estudo Pentecostal p.575).

Conclusão: O próprio Deus julgou aqueles rapazes zombadores, enviando-lhes duas ursas, que despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes. Fica subtendido no texto que, o bando de rapazes eram muito mais de quarenta e dois, mas apenas quarenta e dois foram mortos. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl.6.7).