segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

SEIS PALAVRAS QUE EXPRESSAM O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL (Is.9.1-7).


Um Natal onde o protagonista é Papai Noel, onde as pessoas buscam seus próprios interesses, onde o comércio se torna uma grande fonte de lucros, onde Jesus é apenas um personagem a ser lembrado uma vez no ano como o menino que nasceu de forma humilde em uma manjedoura... Este Natal é falso e cheio de hipocrisia, o verdadeiro Natal é reverenciar e adorar a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador e permitir Ele nascer em nosso coração e habitar sempre em nossas vidas.

1- ESPERANÇA.

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia dos gentios (v.1).

Para uma humanidade perdida, sem rumo e sem direção, há uma esperança. Jesus Cristo, Esperança nossa (I Tm.1.1).

2- LUZ.

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz (v.2).

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo.8.12).

3- ALEGRIA.

Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos (v.3).

E o anjo lhes disse: Não temas, por que eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc.2.10,11).

4- LIBERTAÇÃO.

Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o cajado do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo (v.4,5).

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo.8.32,36).

5- SALVAÇÃO.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (v.6).

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt.1.21).

6- PAZ.

Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto (v.7).

Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens (Lc.2.14).

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo.14.27).