sábado, 16 de maio de 2020

Reconciliação Com Deus.

Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, Ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por Ele, ambos temos acesso ao Pai em mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus (Efésios, 2.14-19).

Foi a partir do Éden, quando o homem pecou, o elo da paz, da harmonia e da comunhão com Deus foi quebrado. Este ato de desobediência praticado por Adão e Eva, afetou toda a humanidade. Por causa do pecado, o homem tornou-se inimigo de Deus, ficando separado e distante da sua presença. Mas, Deus resolveu usar de misericórdia e enviar seu Filho para descer e reconciliar a humanidade pobre e desvalida. Quando Paulo diz, que Cristo é a nossa paz, é porque antes esta paz não era possível, o ódio, a separação e a inimizade dominava nossa natureza pecaminosa. Mas, Cristo veio, e pelo sacrifício da cruz, nos reconciliou com Deus e desfez a inimizade, derribando a parede de separação que separavam os judeus e gentios, formando um só povo, em um só corpo, a igreja.

Significado das palavras: "Conciliado - Reconciliar".

CONCILIADO.
Conciliado vem do verbo conciliar. O mesmo que: Adaptado, adequado, ajustado, apropriado, harmonizado. Tudo isto era possível, quando havia comunhão do homem com Deus no Jardim do Éden. O homem estava conciliado, ou seja, em harmonia com Deus, antes de pecar. Porém, ao pecar ele passa a viver em desarmonia com Deus e torna-se inimigo de Deus.

RECONCILIAR.
Tornar a conciliar, voltar a paz perdida.
Foi exatamente isto o que Cristo nos trouxe por intermédio da sua morte na cruz, Ele nos reconciliou, isto é, fez voltar a paz e amizade que fora perdida. Agora, nós temos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo. Amém!

1- CRISTO DESFEZ A INIMIZADE ENTRE OS HOMENS.

Havia um exclusivismo religioso por parte dos judeus, eles se julgavam melhores do que os gentios por fazerem parte da Aliança de Deus com os patriarcas e por terem a lei de Moisés e mais 613 mandamentos. Enquanto os gentios, mesmo temendo a Deus, não tinham os privilégios que os judeus tinham.

- A parede de separação entre judeus e gentios.

Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio (2.14). Paulo usa uma analogia quando diz: "Derribando a parede de separação que estava no meio". Com isso, ele se refere as muralhas do templo em Jerusalém. O exclusivismo religioso dos judeus, fazia com que houvesse separação entre gentios e judeus. Entre o santuário e o átrio dos gentios havia um muro de pedras com a proibição de acesso aos estrangeiros.
Este extremismo judaico era levado tão a sério, que Paulo foi acusado de ter profanado o lugar santo, fazendo entrar o grego Trófimo, permitindo-o ultrapassar essa barreira (Atos, 21.28-30).

- A parede de separação foi derrubada.

O apóstolo Paulo declara que em Cristo, a parede de separação que estava no meio, foi derribada (2.14b). Essa barreira era tanto literal como espiritual, mas pelo mérito da cruz de Cristo, as barreras foram derribadas. Agora, por Ele, ambos (judeus e gentios) temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito (2.18). Já não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus (2.19). O escritor aos hebreus declara que, pelo sangue de Cristo, temos livre acesso ao lugar santíssimo (Hb.10.19). Aleluia!

- O conceito da lei dos mandamentos.

Na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças ... (2.15). Na lei de Moisés havia três esferas: A lei moral, a lei cerimonial, a lei civil. A lei moral está representada pelos dez mandamentos, não foi abolida, permanece em vigor como padrão de conduta, mas não como meio de salvação (Ef.2.8,9). A lei civil diz respeito ao israelita como cidadão. A lei cerimonial é citada como sendo os rituais da lei, isto envolve: circuncisão, sacrifícios, comidas e bebidas, dias de festas, lua nova e sábados (Cl.2.11,16). Paulo diz, que Cristo em seu corpo anulou a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças.
As leis, civil e cerimonial somavam 613 mandamentos. Esses rituais identificavam a posição do povo judeu diante de Deus, e demonstrava total inimizade deles para com os gentios.
Esta inimizade foi desfeita no ato de Cristo, oferecendo-se a Deus em cheiro suave, abolindo a necessidade dessas ordenanças e rituais, desfazendo assim a inimizade. Amém!

2- PELA PAZ, CRISTO FEZ UM "NOVO HOMEM".

A paz de Cristo foi proclamada para judeus e gentios, a partir da sua expiação na cruz. As barreiras, as inimizades e a justiça própria do velho homem, foram desfeitas, dando lugar ao novo homem em Cristo Jesus.

- Conceito bíblico de paz.

No conceito do mundo secular, a paz é entendida como ausência de guerra. Porém, a paz que a bíblia faz menção, é muito mais do que simplesmente ausência de guerra. A paz que a bíblia revela tem sua origem em Deus e se manifesta no interior do homem, lhe dando uma plena paz. Paulo diz em relação a Cristo: E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio Dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus (Cl.1.20).
A paz de Cristo, vai além do que a mente humana possa entender do que venha ser a paz. Paulo, falando desta paz aos filipenses, Diz: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Fp.4.7).

- Cristo é o motivo da nossa paz. 

Paulo declara que Cristo "é a nossa paz" (2.14). Essa expressão vai muito além, ela tem uma conotação mais profunda, pois Cristo não é apenas o "autor da paz", mas literalmente "nossa paz". Isso implica dizer que, Cristo faz parte da nossa comunhão espiritual, ou seja, Cristo habita em nós sendo Ele mesmo a nossa paz. Desse modo, a paz de Cristo é oferecida a todos os homens, e repousa sobre a igreja de Deus (Jo.14.27).

- A nova humanidade formada pela paz.

A nova humanidade, ou a nova criatura, só é possível por intermédio da paz de Cristo. Paulo diz que, Ele desfez a inimizade entre judeus e gentios para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz (2.15). Cristo uniu os povos que outrora se hostilizavam. Essa unidade não foi resultado de nenhum acordo firmado entre os homens. Ela foi o resultado do único modo possível, a cruz de Cristo. A partir desse ato surge uma nova humanidade: A igreja, onde não há circuncisão (judeus), nem incircuncisão (gentios), ambos em Cristo são uma nova criatura. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim ser uma nova criatura (Gl.5.15). Nele, as desigualdades e acepções foram eliminadas, formando um novo homem pela paz.

3- PELA CRUZ, RECONCILIADOS COM DEUS NUM CORPO.

O ministério da reconciliação desfez a inimizade entre o homem e Deus, bem como como entre judeus e gentios. Isto só foi possível por causa da cruz de Cristo.

- Cristo se fez maldição por nós.

Cristo veio com a missão de nos reconciliar com Deus, mas para isso Ele se fez maldição em nosso lugar. Cristo suportou a afronta, levou a nossa culpa, entregou seu corpo para ser crucificado e se fez maldição em nosso lugar. Está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro (Gl.3.13). Ser condenado à morte de cruz era um sinal de maldição e de profunda humilhação. Por essa razão a cruz era escândalo para os judeus e loucura para os gentios (I Co.1.23). Mas, graças a Deus, que a  maldição da cruz tornou-se bênçãos para todos que reconhecem e aceitam o sacrifício de Cristo para salvação.

- Reconciliados pela cruz de Cristo.

A mensagem da cruz apregoa a paz entre Deus e os homens, isto é, o ministério da reconciliação. Paulo diz: E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação (II Co.5.18,19).
Foi o sacrifício vicário de Cristo na cruz e sua consequente vitória sobre a morte que possibilitaram nossa reconciliação com Deus. Paulo diz: E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas ...  (Cl.1.20).
Assim podemos afirmar que: (1) Cristo é a nossa paz (Ef.2.14), (2) que pela sua carne um novo homem foi criado (2.15), a paz foi proclamada (2.17), por Ele temos acesso ao Pai (2.18) não somos mais estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus (2.19). Aleluia!

- Reconciliados na cruz em um corpo.

O apóstolo Paulo reforça que o propósito de Cristo foi o de "reconciliar ambos (judeus e gentios) com Deus em um corpo" (Ef.2.16). O propósito da reconciliação recai sobre as inimizades existentes na horizontal e na vertical, isto é, entre judeus e gentios e entre os homens e Deus. As duas inimizades foram desfeitas quando Cristo levou nossos pecados no madeiro (I Pe.2.24). Assim a reconciliação foi concretizada pela cruz, gerando um novo homem, um novo povo, num único corpo, formando a "família de Deus" que é a "Igreja de Cristo". Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus (Ef.2.19). Amém!

CONCLUSÃO:
Concluímos que, Cristo é a causa da nossa reconciliação com Deus Pai, e que isto só foi possível mediante a sua morte na cruz e ressurreição. Portanto, podemos desfrutar de plena paz e comunhão com Deus, pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Advogado e Reconciliador. Amém!