sábado, 24 de dezembro de 2016

Três Atitudes de Davi e Três Ações de DEUS no Salmo 40.

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Salmos, 40.1).

Neste salmo Davi nos comunica que através da nossa paciência, podemos receber vitórias da parte de Deus. A impaciência tem sido um dos grandes problemas do mundo pós-moderno. A modernidade desencadeou o grande avanço da ciência e da tecnologia, tornando tudo mais confortável, pratico e rápido para as pessoas. O mundo da atualidade e bem diferente da época de Davi, o processo de esperar é sempre dolorido e requer paciência. A pressa é o oposto da paciência, há um ditado popular que diz: "A pressa é inimiga da perfeição". Vivemos em um mundo em que as pessoas na sua maioria não tem mais paciência para esperar. Tudo tem que ser muito rápido, as pessoas correm contra o tempo em busca de seus ideais, elas estão sempre apreensivas, nervosas e estressadas.
Quando se fala em esperar no SENHOR, muitos crentes desistem e buscam seus próprios caminhos. Porque o Kairós de Deus é diferente do Chronos do homem.

Kairós: “Tempo”, especialmente um “ponto no tempo”, “momento”, “tempo oportuno”, “oportunidade favorável”, “ponto justo”, “medida certa”, “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente apropriado ou decisivo”.
Na teologia passou a ser usado para descrever a forma qualitativa do tempo ou “o tempo de Deus”, o tempo que não pode ser medido, é o tempo da oportunidade.

Chronos: “Tempo”, “período de tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”.
Chronos serve inicialmente para a designação formal de um espaço de tempo, ou ponto de tempo, refere-se ao tempo cronológico ou sequencial que pode ser medido.
Quando nós conseguimos adequar o nosso tempo com o tempo de Deus, esta sintonia nos proporcionará o sucesso e a vitória.

TRÊS ATITUDES DE DAVI.

ESPEROU.

Esperei com paciência no SENHOR... (Vers.1a).
Esperar com paciência no SENHOR, é depender inteiramente do tempo de Deus.
Após Davi ter sido ungido rei de Israel, pelo profeta Samuel, com a idade de 16 anos, ele teve que esperar 14 longos anos, debaixo de muitas lutas e perseguições. Com a idade de 30 anos Davi assume o trono sobre todo Israel. Mas, ele teve que esperar o momento certo, o tempo de Deus.

DELEITOU-SE.

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração (Vers.8).
Deleitar-se, significa sentir prazer, agradar-se, deliciar-se. Em outras palavras, Davi estava dizendo que fazer a vontade de Deus, era prazeroso para ele, não havia nenhuma dificuldade, visto que a lei de Deus estava dentro do seu coração.   

PRESTOU SERVIÇO A DEUS (Pregou).

Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes (Vers.9).
Davi foi o um dos primeiros homem na bíblia a pregar para uma grande multidão de pessoas. No versículo 10, Davi declara que não reteve a justiça de Deus no seu coração, mas pregou a justiça, a fidelidade, a benignidade, a verdade e a salvação do SENHOR.

TRÊS AÇÕES DA GRAÇA DE DEUS.

Em salmos 40.1-3, há uma ação da graça de Deus. Todas as vezes que lemos que Deus inclinou-se, isso faz referencia a graça pessoal de Deus para com o homem.
O termo Graça nas Escrituras hebraicas  é CHEN, que significa “inclinar-se, abaixa-se ou agachar-se.”
Outra palavra encontrada no Antigo Testamento que traduz graça é HESED, traduzida como misericórdia, bondade, benignidade, fidelidade, aliança.

INCLINOU-SE PARA OUVIR.
E Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Vers.1b)

INCLINOU-SE PARA SALVAR.
Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos (Vers.2).

INCLINOU-SE PARA MUDAR.
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR (Vers.3).

CONCLUSÃO:
Diante das adversidades e circunstâncias que estejamos atravessando, devemos fazer a nossa parte, orar e esperar. Orando e esperando, Deus com certeza agirá em nosso favor, mudará a situação e nos dará a vitória. Amém!