quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

OLHOS BONS E OLHOS MAUS.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mateus, 6.22,23).

O Mestre nos ensina que os nossos olhos é a luz que ilumina todo interior do nosso corpo; isto é, se eles forem bons. Caso contrario, o nosso corpo será tenebroso e grande serão as trevas. A luz dos olhos bons refletem em atitudes de uma gentileza de espírito e excelência de caráter. Enquanto, as trevas dos olhos maus se manifestam em atitudes de sentimentos mesquinhos, como invejas, maldades, malícias, perversidades, ódios e coisas semelhantes que revelam um mau caráter. Moisés alerta o povo dizendo: Guarda-te que não haja palavra de Belial no teu coração ... e que o teu olho seja maligno para com o teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao SENHOR, e que haja em ti pecado (Deut.15.9). Na parábola dos trabalhadores da vinha, um dos homens que foi contratado para trabalhar, questionou o seu salário dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. O dono da vinha lhe respondeu: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mt.20.12-15). Observe que o olho mau se revela através de atitudes negativas de um caráter distorcido. 

TIPOS DE OLHOS REVELADOS NO LIVRO DE PROVÉRBIOS:

* Olhos altivos.
Há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima (Pv.30.13).

* Olhos malignos.
Não comas o pão daquele que tem os olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos (Pv.23.6). 

* Olho mau.
Aquele que tem um olho mau corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a pobreza (Pv.28.22). 

* Bons olhos.
O que é de bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre (Pv.22.9).

CONCLUSÃO:
Que possamos ter olhos bons, para que haja luz em nós; e que todos os olhos maus não prevaleçam diante de nós. Que todas as maldades e perversidades que partem dos olhos maus, sejam neutralizadas e destruídas em nome de Jesus Cristo. Amém!