quinta-feira, 18 de novembro de 2021

VOLTANDO PARA AGRADECER.


E aconteceu que, indo Jesus a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, perguntando Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou (Lc.17.11-19).

Este episódio é narrado apenas no evangelho de Lucas. Jesus ia passando próximo a um leprosario, quando dez homens leprosos ergueram suas vozes e gritaram: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! Jesus nunca deixou de atender os necessitados. Neste caso, ele simplesmente deu a ordem: Vai e apresentai-vos aos sacerdotes. No livro de Levítico capítulo 14, está escrito acerca da lei do leproso depois de sarado. Na medida em que eles caminhavam obedecendo a ordem de Jesus, o milagre aconteceu. Todos os dez leprosos foram curados instantaneamente da lepra, nove tomaram rumo diferentes,  porém um voltou para agradecer a Jesus, e Lucas o destaca quando diz: "E este era samaritano" (pertencente a um povo inimigo dos judeus). O reconhecimento da bênção recebida, fez aquele samaritano voltar para agradecer a Jesus a sua cura. A atitude de gratidão do samaritano lhe abriu outras portas, ele recebeu não apenas a cura física, tal como os outros nove receberam, mas recebeu também perdão, reconciliação e salvação. A ingratidão dos outros nove os impediu de receberem mais de Deus. 

Na verdade, Deus se compraz diante com um coração agradecido. Infelizmente há pessoas que buscam a Deus por puro interesse, logo que recebem a bênção desejada se vão e nunca mais voltam para agradecer e muito menos para o servir. A nossa melhor expressão de gratidão para Deus é quando podemos lhe ofertar o melhor de nós. No salmo 103 Davi expressa a sua gratidão ao SENHOR dizendo: Bendiga o SENHOR a minha alma! Bendiga o SENHOR todo o meu ser! Bendiga o SENHOR a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! (vs.1,2). Os ingratos sempre se esquecem, mas os gratos se lembram e voltam para agradecer a Deus.

A pergunta de Jesus é pertinente: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Aqui nós aprendemos que, Deus sempre espera de nós uma atitude de gratidão e glorificação ao seu nome. Que possamos a cada dia agradecer ao SENHOR por todos os benefícios que Ele tem feito. Amém!