quinta-feira, 27 de abril de 2023

Deus Está Velando Sua Palavra.

 

Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir (Jr.1.11,12).

Jeremias não viu uma árvore de amendoeira, também não viu as amêndoas, ele viu uma vara de amendoeira. Isto foi o bastante para Deus lhe garantir o cumprimento fiel da sua palavra.

Amendoeira é uma árvore nativa da Síria e da Palestina. Em forma, flores e frutas, lembra o pessegueiro. Suas flores são de uma cor rosa muito pálida e aparecem antes de suas folhas. Seu nome hebraico “shaked“, significando “acordado, apressando-se”, é dado a ela por causa de suas flores tão cedo, geralmente em fevereiro, e às vezes até em janeiro. A árvore pode atingir até 5 m de altura, e, quando em flor, fica coberta de lindas flores rosas e às vezes brancas, dispostas em pares. A amendoeira é uma das primeiras árvores a florescer, depois do descanso do inverno, antes de findar o inverno, ela vem florescendo e em seguida apresentando seus frutos.

O termo usado para referir-se a amendoeira é a expressão shaqédh. O  nome hebraico, shaqédh, significa literalmente “aquele que desperta, acordado”.
Note o trocadilho onde a palavra hebraica para amendoeira "shaqédh" é seguida pela expressão "shoqédh", do verbo "observar". Em outras palavras, Deus está dizendo: Eu estou alerta, vigiando, observando a minha palavra para a cumprir.

TRÊS LIÇÕES DA AMENDOEIRA:

1- Florece Primeiro.

2- Frutifica Primeiro.

3- Rompe Primeiro no inverno e não deixa de dar frutos.

A vara de Arão floresceu e brotou amêndoas (Nm 17.8). Quando a vara de amendoeira florece e dar frutos de forma sobrenatural, é sinal da aprovação de Deus.
O bastão de Arão também era uma vara de amendoeira e floresceu milagrosamente durante a noite, produzindo amêndoas maduras em prova da aprovação dele, por Deus, como sumo sacerdote ungido. 

TEUS SONHOS VÃO FLORECER.

Amendoeira no hebraico é shaqédh, significa literalmente “aquele que desperta”. Porque ela é a primeira árvore que brota antes mesmo da primavera começar.
Durante o inverno todas as folhas da amendoeira secam e caem. Ela parece morrer, parece estar esquecida, parece inútil. 
Mas, algo interessante acontece com a amendoeira, antes que o inverno acabe, enquanto as demais árvores estão secas e sem frutos, ela floresce. Ela se antecipa à primavera, ela desperta ainda no inverno. No rigor do inverno de Israel ela floresce, por isso é tida para os israelitas como símbolo de esperança e restauração.

Assim também sobre nossas vidas chega o inverno das adversidades, das provações, das pressões produzidas pelas crises, pelos problemas e tribulações que enfrentamos. As vezes a nossa vida fica com uma aparência pálida, de falência, de crise. Ela perde a beleza, o volume, o colorido.
Tudo em sua volta está seco, parece uma árvore seca e sem vida; planos, projetos, sonhos, tudo parece perder a cor, a beleza e a vida ficou sem graça. Tudo parece acabando, mas o renovo do SENHOR está chegando para você, há esperança na Palavra de Deus, Ele está vigiando sobre a sua palavra para a cumprir. Há um sonho de Deus para você, e Ele o fará florecer na sua vida.

A amendoeira é a única árvore que frutifica no inverno, ninguém interrompe o seu ciclo, ela está constantemente se renovando e produzindo. 
Eu não sei o que você está vendo na sua vida, mas veja pela fé uma vara de amendoeira, o inverno das lutas e adversidades vai passar, e todos os teus sonhos vão florecer, porque Deus está velando para cumprir a sua Palavra na sua vida. Amém!