domingo, 16 de agosto de 2020

UM BREVE ESTUDO SOBRE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.1-4).

O batismo no Espírito Santo, com evidência da manifestação de falar em outras línguas foi um fato ocorrido na festa de Pentecostes, onde havia pessoas de várias nações. A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, marcou a inauguração da igreja e abriu as portas para a evangelização mundial.
Há quem diga, que o batismo com Espírito Santo com manifestação de línguas foi uma experiência única da igreja primitiva, e que nos dias atuais não se faz mais necessário. Todavia, o próprio Pedro, no seu primeiro sermão no dia da descida do Espírito Santo, disse: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor, chamar (Atos, 2.39). Jesus nos assegurou dizendo: E estes sinais seguirão os que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas ... (Mc.16.17). Todavia, Paulo nos ensina no capítulo 14 de I Coríntios, sobre o uso das línguas na igreja, ele conclui seu ensino dizendo: Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (I Co.14.39,40). Observamos que, a experiência de falar línguas não ficou só no dia de pentecostes, mas se repetiu por várias vezes, sendo preciso Paulo doutrinar a igreja quanto ao procedimento de falar em línguas.

PROMESSAS DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:

Salomão profetizou, cerca de 1.000 anos antes de Cristo.
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras (Provérbios, 1.23).

Isaías profetizou 700 anos a.C.
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque (Isaías, 32.15).

Joel profetizou 400 anos a.C.
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito (Joel, 2.28,29).

PROMESSAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO:

Por João Batista, o precursor de Cristo.
Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas ais que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Lc.3.16).

Pelo próprio Jesus.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias (At.1.4,5).
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At.1.8).

O CUMPRIMENTO DA PROMESSA NO DIA DE PENTECOSTES.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.1-4).

O dia de Pentecostes, que era também conhecido como a festa das colheitas, onde os judeus e pessoas de várias nações se reuniam para desfrutarem das primícias da colheita, era uma das festas sagradas em Israel que marcava o começo de mais um ano de prosperidade e abundancia de modo geral.
O dia de Pentecostes acontecia logo após a festa da páscoa, se contava sete semanas após a festa da páscoa e no dia seguinte começava o grande dia da festa de Pentecoste, que durava três dias.

O QUE É BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

O batismo no Espírito Santo é uma manifestação poderosa do Espírito na vida do crente, esta manifestação é evidenciada por falar línguas estranhas. Na verdade, todos os crentes já foram batizados em Cristo, já receberam o Espírito Santo como penhor da herança e foram selados para serem propriedade exclusiva de Deus. O apóstolo Paulo disse: ... e, tendo nele também crido, foste selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor de sua glória (Ef.1.13,14). 

PARA QUE SERVE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

O batismo no Espírito Santo, é de grande importância na vida do crente, ele reveste o crente de poder e serve para dinamizar a vida do crente para obra da evangelização. Jesus disse aos seus discípulos: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (At.1.8).

QUEM TEM DIREITO AO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

Todos os crentes que receberam Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor da sua vida. Na Nova Aliança o Espírito Santo e dado sem medidas a todo aquele que o buscar-lo.

O QUE FAZER PARA RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

- Arrependendo-se.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At.2.38).

- Obedecendo.
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem (At.5.32).

- Crendo.
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam (At.19.1,2,6).

- Pedindo.
Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc.11.13).

- Esperando.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Ser cheio do Espírito Santo não significa ser batizado no Espírito Santo com evidência de línguas estranhas. Um crente pode ser cheio do Espírito Santo sem nunca ter falado línguas estranhas. Ser cheio do Espírito Santo, implica em ter o Espírito Santo e manifestar o fruto do Espírito em sua vida diária. É viver numa dinâmica espiritual poderosa, a ponto de impactar e influenciar as pessoas que lhes cercam.
Temos exemplos na Bíblia de várias pessoas que eram cheias do Espírito Santo, sem serem batizadas com evidência de línguas estranhas.
Exemplos:

Isabel - 
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo (Lc.1.41).

Zacarias -
E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou ... (Lc.1.67).

João Batista -
... Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe (Lc.1.15).

Apolo -
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisa do Senhor, conhecendo somente o batismo de João (At.18.24,25).

Barnabé -
Ele era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor (At.11.24).

CONCLUSÃO:
O batismo no Espírito Santo é de fato uma realidade em nossos dias, não serviu apenas de sinal para os incrédulos no dia de Pentecostes como alguns teólogos acreditam e ensinam. Sobre isto, Pedro diz: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At.2.39). Que possamos viver esta experiência do dom do Espírito Santo em nossas vidas e desfrutarmos de toda a plenitude do Espírito. Amém!