sábado, 16 de junho de 2018

SAIA DA JANELA.

No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia noite. 
Havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E, subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e, assim, partiu. E levantaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados (Atos, 20.7-12).

O escritor Lucas, companheiro de Paulo em suas viagens, nos relata um fato inusitado ocorrido no ministério missionário de Paulo. Paulo reuni os discípulos num grande salão (cenáculo) para partir o pão (a Ceia do Senhor), e aproveita o momento para instrui-los, discursando durante toda a madrugada. No cenáculo havia muitas luzes (tochas queimando óleo). A fumaça das tochas, contribuiu para o profundo sono do jovem Êutico, que consequentemente, caiu da janela, do terceiro andar e foi dado como morto. Porém, Paulo tranquilizou a todos, e descendo e inclinando-se sobre o jovem, o ressuscitou pelo poder de Deus.

LIÇÕES EXTRAÍDAS DE ÊUTICO NA JANELA.

Êutico, cujo nome significa afortunado, procurou o pior lugar no cenáculo para se acomodar e ouvir o discurso de Paulo. Janela é um lugar inseguro e causa desatenção e indecisão. 
O jovem Êutico estava desatento, certamente olhando lá fora e dentro, mente dividida. Há pessoas na igreja assim, o corpo na igreja, mas a mente lá fora. Quem fica na janela está dividido, não fica totalmente dentro, nem fora. Torna-se um crente morno. O grande problema é que tem muitos crentes que insistem em continuar nesta janela.
Êutico foi vencido pelo sono e caiu da janela.
Assim como Êutico, tem cristãos desapercebidos, dormindo o sono espiritual, deixando de adorar e receber o ensinamento da palavra de Deus. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá (Ef.5.14).
Êutico caiu, mas a graça o levantou. Nunca devemos desprezar, nem julgar quem caiu. Deus é poderoso para levantar o caindo. O apóstolo desce, inclina-se sobre ele e o abraça. Descer, inclinar-se e abaixar-se, são ações da graça de Deus. Graça é favor imerecido, no olhar humano, Êutico não merecia, ele atrapalhou a mensagem e interferiu no andamento do culto. Mas a graça de Deus é assim, sempre socorre e vai ao encontro de quem não é digno, ela levanta o caído e ressuscita aquele que estava morto. Sim, isto é a graça de Deus. Valorize, viva e aprenda, o que essa Maravilhosa Graça tem para lhe ensinar.

TRÊS COISAS IMPORTANTES QUE ÊUTICO PERDEU.

I. Êutico perdeu a oportunidade de ouvir o apóstolo Paulo pela última vez.

2. Êutico perdeu de aprender com o grande apóstolo dos gentios.

3. Êutico perdeu um culto ímpar na sua vida.

CONCLUSÃO:
Quando estamos no lugar errado e fora da vontade de Deus, ficamos vulneráveis ao insucesso e prejuízos. Êutico não é um bom exemplo a ser seguido, mas aprendemos que a graça de Deus é capaz de nos socorrer quando falhamos. Simples assim. 

*Êutico é o retrato de uma igreja decadente, sonolenta, desatenta e sem vida. Mas a geração da igreja de Paulo, está descendo para fazer milagre. Amém!