segunda-feira, 26 de outubro de 2020

ENCONTRO NA PRAIA.

E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus (Jo.21.4).

Jesus se apresenta pela terceira vez aos discípulos, sendo esta a sua sétima aparição após a sua ressurreição. desta vez na praia do mar de Tiberíades. Os discípulos estavam desesperançados, todas as suas expectativas em relação ao Mestre havia se esgotado. Pedro, junto com outros seis discípulos, tomaram a decisão de voltarem ao seu ofício de profissional de pesca. Pedro disse: Vou pescar. Os outros discípulos disseram: Também nós vamos contigo. E mais uma vez, a exemplo da pescaria registrada no evangelho de Lucas 5, trabalharam toda a noite, e nada pescaram. Mas, ao raiar do dia, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era Ele (21.4). Jesus perguntou-lhes: Filhos tendes alguma coisa para comer? Ao responderem que não haviam pescado nada, Jesus os instrui: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Eles obedeceram, talvez pensando ser um pescador mais experiente. O resultado foi uma grande quantidade de peixes. Em 21.11, registra-se que a pesca resultou em 153 grandes peixes. 

JOÃO RECONHECE JESUS E PEDRO PULA DO BARCO.

O discípulo amado foi o primeiro a perceber que o homem que os mandara lançar a rede do lado direito do barco, não era um pescador experiente, mas era o Mestre, o profeta de Nazaré da Galileia. O discípulo amado, que é João, disse a Pedro: É o Senhor! Ao reconhece-lo, Pedro vestiu-se, porque estava nu, ou seja, com traje pequeno, e lançou-se ao mar, enquanto os outros continuaram no barco e navegaram até a praia ao encontro de Jesus. 

OS DISCÍPULOS TIVERAM TRÊS SURPRESAS:

1- O grande número de peixes em uma única pescaria, 153 grandes peixes.

2- Ver o Mestre ressurreto pela terceira vez.

3- Viram brasas, peixe e pão.

DEPOIS DO JANTAR, O MESTRE SE DIRIGE A PEDRO E LHE FAZ UMA PERGUNTA POR TRÊS VEZES (21.15-17):

1- Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? 

Pedro responde: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.

Jesus lhe diz: Cuide dos meus cordeiros.

2- Novamente Jesus disse: Simão, filho de João, você me ama? 

Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.

Disse Jesus: Pastoreie as minhas ovelhas.

3- Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama?

Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?" e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo".

Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas".

CONCLUSÃO:

O que Jesus queria ensinar aos discípulos, e especificamente a Pedro?

Após uma noite cansativa, os discípulos estavam com um sentimento de frustração por não terem conseguido pescar um só peixe. De repente, Jesus aparece na praia e surpreende os discípulos. Jesus apareceu e providenciou muito mais do que eles precisavam. Jesus queria lembrá-los de que era capaz de atender às suas necessidades e suprir todas as suas necessidades futuras. Jesus ministra a cada um de acordo com as suas necessidades. Pedro havia negado a Jesus e ainda convivia com esse peso em sua consciência. Jesus inicia um processo para restaurar a Pedro e torna-lo o líder principal da sua igreja. Jesus dirigiu-se a Pedro por seu nome comum e não como Pedro ou Cefas, o nome que dera a ele quando o chamou para segui-lo (Jo.1.41). Jesus não estava chamando a Pedro de Simão para o condenar, mas para lembrá-lo que ele ainda era uma cana, que mesmo fragilizado e quebrado, ele seria restaurado. Após a pergunta de Jesus ter sido repetidas por três vezes, e Pedro as ter respondido de modo positivo, ele estava reafirmando o compromisso com o Mestre. Jesus conclui e diz a Pedro: Segue-me (18). Aqui nós aprendemos que JESUS é o restaurador do arrependido. Amém!