quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Casa Do SENHOR.

 

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!

Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.

Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida, aonde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR, pois eli estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. 

Orai pela paz de Jerusalém! Prosperão aqueles que te amam.

Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios.

Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti! 

Por causa da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem (Salmos, 122.1-9).

Este salmo faz parte dos quinze salmos que são entitulados "Cântico dos Degraus" ou "Cânticos da Subida". A maioria dos estudiosos da Bíblia, concordam que a expressão "Cântico dos Degraus" referi-se aos salmos que os judeus cantavam quando juntos subiam a Jerusalém. Como peregrinos eles subiam à cidade de Jerusalém, para comemorarem as festas sagradas.

SOBRE A CASA DO SENHOR.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! 

Davi alegrou-se quando lhe convidaram para ir à Casa do SENHOR. A Casa do SENHOR deve ser um lugar onde os crentes possam desfrutar paz, alegria e íntima presença do Senhor, da comunhão do Espírito Santo e do amor fraterno dos irmãos na fé. 

A BUSCA DE DAVI PELA CASA DO SENHOR.

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei; que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu Templo (Sl.27.4).

O salmista Davi busca estar na Casa do SENHOR todos os dias da sua vida, com dois propósitos: Contemplar a formosura do SENHOR, ou seja, adorá-lo e aprender a Palavra.

O ANELO DA ALMA DO SALMISTA PELA CASA DE DEUS.

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!

A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos exércitos, Rei meu e Deus meu.

Bem-aventurados os que habitam em tua Casa; louvar-te-ão continuamente.

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Sl.84.1-4,10).

Na Antiga Aliança a Casa do SENHOR era um lugar especial para os judeus piedosos. A Casa do SENHOR era considerada por muitos o melhor lugar do mundo para se estar, alguns desejavam até morar na Casa de Deus. No Nova Aliança, não deve ser diferente, os cristãos devem desejar com fervor estar na Casa de Deus com o propósito de orar, adorar e aprender. Quem vai à Casa de Deus buscar a sua presença, receberá a sua bênção. Essa bênção é comunhão com Deus, renovação espiritual, respostas às orações, graça e a gloriosa presença do Espírito Santo. 

Uma curiosidade neste salmo 122, é que o salmista fala apenas duas vezes sobre a Casa do SENHOR. No início e no final do salmo. 

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!

Por causa da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem (Sl.122.1,9).

SOBRE JERUSALÉM.

Jerusalém é a cidade do Grande Rei.

Jerusalém é a cidade do Templo do SENHOR.

Jerusalém é a cidade do Monte Santo.

Jerusalém é a cidade onde morreu e ressuscitou o Salvador Jesus Cristo.

Jerusalém é a cidade de paz, mesmo havendo muitas guerras.

Neste salmo Davi destaca a cidade de Jerusalém como uma cidade forte e desejada por muitos. Ele também pede oração pela paz de Jerusalém e garante que prosperarão todos aqueles que amam Jerusalém. Davi termina a sua poesia sobre Jerusalém dizendo: "Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti!"(v.8). Amém!