terça-feira, 30 de maio de 2017

O LIVRO FOI ACHADO

Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu (II Reis, 22.8).

Feliz é nação que teme ao SENHOR, ama a palavra de Deus e anda em retidão perante Ele. A nação de Judá havia se desviado do caminho do SENHOR, e passaram a adorar outros deuses. A grande decadência espiritual do povo havia chegado ao extremo, a ponto de desprezarem a Lei do SENHOR e não mais ter interesse pelas coisas sagradas. O povo estava com o coração voltado para idolatria enquanto a Casa do SENHOR estava em grande desprezo. O culto a Deus estava esquecido e abandonado pela nação de Judá, os sacerdotes, os levitas e todos os adoradores da Casa do SENHOR, estavam inativos e desanimados diante da situação. Foi quando o rei Josias se levantou e tomou a iniciativa de restaura a Casa do SENHOR, ordenando aos maiorais que tinha cargos de liderança para que estes contratassem profissionais para o trabalho de restauração do templo. Foi quando Hilquias o sumo sacerdote, achou o Livro da Lei dentro da Casa de Deus.

O DESPREZO DO LIVRO.

O livro da Lei estava desprezado, o povo estava com o coração voltado para idolatria e havia se esquecido da Lei do SENHOR. O desprezo ao Livro pode ser um sinal de decadência espiritual. A infelicidade da nação de Judá foi desprezar o Livro da Lei e não praticar o que nele está escrito.
Hoje, na época atual, não é diferente; quando uma nação, um povo, ou até mesmo uma pessoa, passa a desprezar a palavra de Deus e até mesmo a não acreditar nela, é sinal de decadência espiritual e que as coisas não irão bem. O nosso apego ao Livro fascina o céu. Mas o nosso desprezo ao Livro poderá atrair o juízo de Deus.

O LIVRO PERDIDO DENTRO DA CASA DE DEUS.

Quando o rei Josias mandou fazer a reforma no templo, o sumo sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei. Interessante é que o Livro estava perdido dentro da Casa de Deus. A desvalorização e o desprezo pelas coisas sagradas era tão grande, que até Livro da Lei foi perdido dentro da própria Casa de Deus.
Nos dias atuais também está havendo desprezo pelo livro Sagrado, muitos cristãos estão vivendo uma religião mecânica, movidos pela emoção e não valorizam o que é sagrado. Infelizmente, as pessoas estão cada vez mais voltadas para o secular, para o que é profano e desprezando o sagrado.

Quando perdemos o apetite espiritual pelo Livro, é sintoma que não estamos bem espiritualmente.  

A MENSAGEM DO LIVRO CAUSOU UM IMPACTO E REVOLUCIONOU A NAÇÃO.

Quando o escrivão Safã leu o Livro na presença do rei Josias, ele rasgou as suas vestes em sinal de protesto, humilhou-se diante de Deus e mandou que fossem consultar ao SENHOR.
Eles foram a procura da conselheira e profetisa Hulda. Após a profetisa Hulda transmitir a mensagem de Deus para o rei e ao povo da nação de Judá, o rei Josias convocou o povo para buscarem ao SENHOR e renovar a aliança com Deus. Ele estabeleceu o culto, e todos os sacerdotes e levitas voltaram as suas atividades sagradas e rituais do templo.
Ouve um grande avivamento na época do rei Josias, o povo voltou-se para Deus, Josias removeu todas as abominações da terra, e o povo abandonou a idolatria para servirem só a Deus. Toda esta revolução espiritual aconteceu na nação de Judá, por causa do Livro que foi achado. Feliz é a nação em que povo teme a Deus e obedece o que está escrito no Livro Sagrado.

CONCLUSÃO:
Concluímos que, o Livro de Deus é capaz de revolucionar não só uma nação, mas o mundo. Que o Livro de Deus, a Bíblia, seja o seu livro de cabeceira, o seu livro principal, que serve de base e instrução para sua vida. Portanto, ame o Livro, leia o Livro, viva o Livro e este Livro lhe conduzirá a Deus e lhe dará uma vida plena. Amém!