sábado, 1 de julho de 2023

O QUE SIGNIFICA "EFUSÃO" DO ESPÍRITO.


No Antigo Testamento, o Espírito Santo atuava de forma esporádica sobre a vida de algumas pessoas para executarem uma obra especial. Na Antiga Aliança, o derramar do Espírito não era pleno, a sua atuação não era totalmente manifesta, todavia muitos homens e mulheres foram cheios do Espírito e realizaram grandes proezas e obras extraordinarias para Deus. Joel, profetizou acerca do derramamento do Espírito Santo sobre toda a humanidade (2.28,29). Esta promessa se cumpriu de forma parcial no dia de Pentecostes (At.2.17), e continua sendo derramado até os dias atuais (At.2.39). Estes últimos dias serão marcados pelo esfriamento da fé e pela apostasia; mas também estes "últimos dias" serão assinalados pelo poder do Espírito em um grande derramamento sobre muitos.

O termo "Efusão" é a ação ou efeito de efundir, de derramar, verter; derramamento. Efusão é sinônimo de derramamento.

A palavra Batizar significa Mergulhar. A palavra Efusão significa Derramar. Em ambos os casos configura-se a ação do Espírito Santo na vida dos crentes. No batismo o crente mergulha no Espírito; já na efusão, o Espírito é derramado dentro do crente. Aleluia! 

SETE PROMESSAS DO "DERRAMAR" DO ESPÍRITO.

1- E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... (Jl.2.28).

2- Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto... (Is.32.15).

3- ... derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes (Is.44.3).

4- ... eis que abundantemente derramarei sobre vós meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras (Pv.1.23).

5- Nem escoderei mais a minha face deles, quando eu houver derramado o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor JEOVÁ (Ez.39.29).

6- E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas... (Zc.12.10).

7- E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne... (At.2.17). 

O Rio do Espírito continua jorrando, não fique na margem do rio, mas entre até as profundezas e nade neste grande Rio (Ez.47.1-5).