segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

JESUS - O Destruidor da Morte.

Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, Ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte (Hb.2.14,15).

Jesus veio redimir a humanidade na mesma condição de humano, Ele teve que tomar sobre si a natureza humana, pois somente como ser humano Ele teria as qualificações para redimir a raça humana do poder de Satanás. Cristo morreu não apenas para remir a humanidade dos seus pecados, mas também para destruir o poder de Satanás sobre todos que ele mantinha como escravos, e para livrá-los do terror da morte. 

MORTE EM ADÃO, VIDA EM CRISTO.

Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que havia de vir (Rm.5.14). O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal diz: A raça humana experimentou a morte, não porque transgrediu a lei oral de Deus, como pena de morte, como no caso de Adão, mas porque os seres humanos realmente eram pecadores pela prática, bem como pela sua natureza e transgrediram a lei da consciência, escrita nos seus corações (pg.1706).

Paulo faz uma exposição sobre o pecado a partir do versículo 12 ao 21 e conclui dizendo: "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida, por Jesus Cristo, nosso Senhor (5.20,21). 

De Adão até Moisés passaram cerca de 2.500 anos, neste período a morte reinou com total domínio sobre a humanidade. Veio Jesus Cristo, o Destruidor da morte e promoveu vida para aqueles que crêem e lhe obedece. Em Adão todos morreram, em Cristo todos terão vida.

A MORTE FOI VENCIDA POR CRISTO.

A Morte foi vencida e o medo da morte foi retirado quando Cristo morreu e ressuscitou, Ele triunfou sobre ela. Ao entrar no reino da Morte após ressuscitar, nosso Senhor nos garante que, do mesmo Jeito que Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos e estaremos com o Senhor para glória de Deus Pai.

A história do “rei dos terrores” ainda estava para sofrer uma grande reviravolta em seu "Império do medo". Não havia ninguém capaz de vencer a morte, até que, veio Jesus Cristo para desferir um golpe na morte, pois ela não poderia vencê-lo. A religiosidade reinante da Mitologia grega naquela época, era a de que ninguém poderia entrar no reino dos mortos ou seja, nos domínios do deus HADES e voltar para contar a história. Há até relatos de cavernas onde pessoas teriam tentado escapar mas não conseguiram. O deus HADES foi vencidos pelo MAIS VALENTE, que chegou no seu reino e o destronou. Aleluia! Jesus Cristo, tirou a autoridade (as chaves) daquele que tinha poder sobre o império da morte e do inferno, a saber o Diabo. Jesus ao ressuscitar, triunfa sobre os domínios de HADES e declara: Sou Aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades! (Ap.1.18). Por isso, Jesus Cristo é o único que pode declarar com propriedade: "As portas do HADES (morte/inferno) não prevalecerão contra minha igreja". ALELUIA! 

CONCLUSÃO: 

A nossa grande esperança é que Jesus Cristo, o Conquistador da morte "entrou no território da morte" e a VENCEU. Também venceu o Diabo, aquele que impunha o medo da morte. Mediante a sua morte e ressurreição, Jesus Cristo venceu a Morte e o Diabo, depois da vitória ele declarou: Sou Aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap.1.18). Só dessa maneira ele libertaria aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados por Satanás e com medo da morte. Jesus Cristo venceu a Morte e essa é nossa certeza de que assim como Ele venceu também nele venceremos. É essa certeza que faz o apóstolo Paulo glorificar a Deus em cântico dizendo: "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (I Co.15.55). Ele conclui dizendo: O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (15.56). Em Cristo somos vencedores! Aleluia!