sábado, 20 de janeiro de 2024

A PENEIRA DE SATANÁS.


Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos (Lc.22.31,32). ARC

Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos (Lc.22.31,32). NVI

Simão, Simão, eis que Satanás já recebeu autorização para vos peneirar como trigo! Eu, entretanto, roguei por ti, para que a tua fé não se esgote; tu pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos! (Lc.22.31,32). BKJ

A proposta da ciranda de Satanás não foi apenas para Pedro. Observe que a fala de Jesus está no plural: Satanás "Vos pediu para vos cirandar como trigo". Fazendo referência aos discípulos em geral. 

A expressão do verbo "cirandar" é a mesma que "peneirar". Esta era a forma da agricultura da época, em que o agricultor peneirava os grãos jogando de um lado a outro, sacudindo a peneira até que toda a palha fosse eliminada e sobrasse apenas os grãos de trigo. 

Jesus alertou a Pedro de que problemas viriam e que Satanás estaria atacando os apóstolos. Observe que, antes de qualquer reação de Pedro, Jesus acrescentou: “mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”.

Jesus se dirige diretamente a Pedro em tom de advertência: Simão, Simão! Isto porque Ele sabia das emoções de Pedro e sua estrutura espiritual poderia não suportar a tal provação da peneira de Satanás. Por isso o Senhor lhe disse: "Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça".

Pedro ainda era imaturo e não entendia nada do mundo espiritual. Jesus deixa claro que Pedro ainda não estava convertido, quando disse: "E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Ainda hoje há muitos cristãos que precisam se converterem; muitos são convencidos, mas não convertidos.

A declaração de Jesus a respeito de Pedro revela duas verdades importantes: (1) Deus permite que Satanás nos tente somente dentro de certos limites (Jó.1.10,12). (2) O Diabo não faz o que quer com o povo de Deus e Jesus intercede por nós diante do Pai para que os seus não fracassem na fé. 

Aqui também aprendemos que Satanás nos observa e até sabe nosso potencial, mas só nos toca se Deus o permitir. Os discípulos foram sacudidos pela peneira de Satanás, porque a ele foi permitido fazê-lo, mas todos passaram e foram confirmados e fortalecidos na fé, exceto Judas, o traidor.

Tem coisas no mundo espiritual que Deus permite que sejamos provados até certo ponto, mas logo Ele dá um basta na situação e nos conduz à vitória. Amém!