quarta-feira, 10 de julho de 2019

COMO ESCAPAR DO INFERNO?

Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus (Sl.9.17).

O inferno existe e é real, uma das grandes estratégias de Satanás é convencer as pessoas de que o inferno não existe. Todavia, a Bíblia que é a palavra de Deus, aborda este tema sobre os seus mais variados aspectos. Não é a mitologia grega que tem a última palavra sobre este tema; mas todo o fundamento e verdade sobre o inferno tem origem na palavra de Deus. A Bíblia nos dar a entender, que o inferno é um lugar espiritual, não geográfico. No livro de Provérbios está escrito: Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo (Pv.15.24). Aqui o sábio Salomão deixa claro que o inferno existe, e que para escapar dele precisamos andar no caminho que conduz a vida. O inferno existe para mostrar a justiça de Deus sobre os pecadores que não deram crédito à sua palavra. Este é um dos temas mais abordado por Jesus Cristo durante o seu ministério.

NOMES DADOS AO "INFERNO" NA BÍBLIA:

- Lugar de tormento (Lucas, 16.24).

- Fogo eterno (Mateus, 25.41).

- Fornalha de fogo (Mateus, 13.42,50).

- Lugar de tribulação e angústia (Romanos, 2.9).

- Eterna perdição (II Ts.1.9).

- Cadeias da escuridão (II Pedro, 2.4).

- Ardente lago de fogo e enxofre (Ap.19.20).

- Lago de fogo (Ap.20.15).

17 CLASSES DE PESSOAS QUE IRÃO PARA O INFERNO:

Não erreis: Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus (I Co.6.10).

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte (Ap.21.8).

O apóstolo Paulo, nos apresenta uma lista de dez classes de pessoas que ficarão de fora do Reino de Deus, por causa das suas praticas pecaminosas.
Da mesma forma, o apóstolo João cita oito classes de pessoas, que também ficarão de fora e terão a sua parte no lago que arde com fogo e enxofre.

1- Os efeminados.

Os efeminados, são homossexuais passivos que vivem nas suas praticas pecaminosas, sem se importarem com o juízo de Deus. Eles se submetem a todo tipo de depravação sexual com outros homens. Estes tais, não herdarão o Reino de Deus.

2- Os sodomitas.

Os sodomitas, são homossexuais ativos que preferem manter relações sexuais com homens e desprezam as mulheres. Estes tais, também não herdarão o Reino de Deus.

3- Os ladrões.

Os ladrões, são pessoas que vivem na pratica viciosa de subtraírem dos outros aquilo que não lhe pertence. Isto envolve roubos e furtos, bem como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Estes tais irão para o inferno, e não herdarão o Reino de Deus.

4- Os avarentos.

Os avarentos, são pessoas que tem apego demasiado ao dinheiro, e vivem numa busca desenfreada pelo dinheiro, amam o dinheiro e chegam ao ponto de dizerem: "O meu deus é o meu dinheiro".
Geralmente essas pessoas são mesquinhas, pão duro, mão de vaca, não gostam de ajudar ninguém, nem dividem nada do que tem. Quando emprestam dinheiro, o fazem com usura. Estes tais, também não herdarão o Reino de Deus.

5- Os bêbados.

Os bêbados, são pessoas viciadas em bebidas alcoólicas, que vivem mais ébrias do que sóbrias. São alcoólatras e vivem para beber. Geralmente estas pessoas perderam totalmente o domínio próprio e se tornaram bêbados inveterados; ou seja, muito antigo, de longas datas. Estes também não herdarão o Reino de Deus.

6- Os maldizentes.

Os maldizentes, são tidos como caluniadores que vivem para infernizar a vida dos outros, sem se importarem com as consequências que podem causar na vida do próximo. São pessoas maldosas que falam mal dos outros, mexeriqueiros, semeadores de contendas, difamadores. Estes tais, se não se converterem para Deus, irão para o inferno.

7- Os roubadores.

Os roubadores, são pessoas trapaceiras que vivem trapaceando as pessoas, usando de má fé e artifícios através de atos de estelionatários e outros tipos de enganos. Eles estão em todos os seguimentos da sociedade; aparentam até serem pessoas de bem, mas são verdadeiros embusteiros disfarçados de honestos. Estes tais, irão para o inferno se não se converterem para Deus.

8- Os ímpios.

Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus (Sl.9.17).
Os ímpios são pessoas que não temem a Deus, são blasfemadores, irreverentes, arrogantes e desprezam as coisas sagradas. Eles não querem saber de Deus, são egoístas e vivem em torno de si mesmo.

9- Os desviados.

São aqueles que estão afastados do Evangelho, conheceu a Deus e abandonou por causa do pecado. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama (II Pedro, 3.20-22).

10- Os tímidos.

São aqueles que tem medo de proclamar o evangelho e não querem compromisso com Deus; também são aqueles que sempre dizem, que não está na hora de aceitar a Jesus, preferindo antes os prazeres mundanos.

11- Os incrédulos.

São pessoas que não acreditam na Bíblia, nem em Deus. Geralmente os incrédulos não acreditam em nada, nem no inferno, nem no céu, nem em salvação. É aquele que diz: "Eu vou pagar pra ver". E mais: "Só acredito em Deus se Ele aparecer pra mim". Esse vai morrer e vai para o inferno sem ver Deus.

12- Os abomináveis.

São pessoas imorais, devassas e depravadas que vivem nas suas praticas abomináveis, fazendo do sexo pervertido e outras praticas detestáveis por Deus, o seu estilo de vida preferido.

13- Os homicidas.

São os assassinos que seguem o caminho de Caim, matam o seu semelhante sem nenhum temor a Deus e sentem prazer em fazê-lo. Homicidas também são aqueles que matam não só fisicamente uma pessoa, mas espiritualmente e emocionalmente. Matam esperanças, projetos e sonhos. São homicidas também, aqueles que usam a sua língua como um veneno mortal para destruir vidas.

14- Os fornicadores.

São pessoas adúlteras e imorais que mantém relações sexuais fora do casamento. vivem nessa pratica de traição conjugal como se fosse algo normal. Também são aqueles que adulteram mantendo relações com outros homens e mulheres estando casados. Todos que se prostituem e são praticantes do homossexualismo, irão para o inferno!

15- Os feiticeiros.

São pessoas que praticam a feitiçaria em seus vários seguimentos. A feitiçaria, segundo a bíblia é uma forma de rebelião contra Deus (I Sm.15.22,23). Esta pratica é reprovada por Deus desde a época de Moisés (Deut.18.10-12). Portanto, os praticantes da feitiçaria, se não se arrependerem, irão para o inferno.

16- Os idólatras.

São pessoas que depositam a sua fé em imagens de esculturas e prestam culto a deuses falsos, provocando com isso a ira do Deus vivo e Verdadeiro. Também é considerada idolatria, tudo aquilo que toma o lugar de Deus. Ou seja: Quando as pessoas colocam as coisas como prioridades na sua vida em lugar de Deus, isto é idolatria. Os idolatras ficarão de fora do céu.

17- Os mentirosos.

Os mentirosos são pessoas que vivem na pratica da mentira, elas tem prazer em mentir, em disfarçar e viver uma vida de falsidade. Tem gente que mente tanto que acha que sua mentira é verdade. Os mentirosos são filhos do Diabo, porque o Diabo é o pai da mentira. Jesus disse aos religiosos da sua época: Vós tendes por pai ao Diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João, 8.44). Portanto, se você se diz cristão e vive mentindo, você é um forte candidato ao inferno. Deixe a mentira, fale e viva a verdade, só assim você vai escapar de ir para o inferno.

CINCO PRATICAS DE VIDA PARA ESCAPAR DO INFERNO:

1- Aceitando o plano da salvação através de Jesus Cristo.

Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João, 5.24). Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João, 14.6).

2- Vivendo uma vida de santidade (separado do pecado).

Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo (I Pe.1.15,16).
Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2.19).
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus, 12.14).

3- Vivendo na pratica da palavra de Deus.

Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua espiritualidade não tem valor real algum! A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas (Tiago, 1.22-27).

4- Vivendo em Cristo Jesus como nova criatura.

Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos, 8.1).
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Co.5.17).

5- Andando na luz de Cristo.

Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I João, 1.7).
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (João, 8.12).

CONCLUSÂO:
A nossa devoção a Deus e o nosso empenho na sua obra em prol do crescimento do Reino de Deus, não deve ser um serviço prestado visando simplesmente livrar-se da condenação do inferno. Mas, deve ser motivado pelo amor e temor a Deus como nosso Senhor e Salvador. Deus não tem prazer em condenar nenhuma das suas criaturas, mas quer que todos venham ao pleno conhecimento da verdade e sejam salvo. Amém!