domingo, 11 de fevereiro de 2024

DEUS NÃO ACEITA MISTURA.



E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus (Lv.20.26).

Na Antiga Aliança, a separação era uma exigência contínua de Deus para o seu povo. O povo de Deus deve ser santo, diferente e separado de todos os outros povos, a fim de pertencer exclusivamente a Deus. A não separação do povo de Deus com as nações vizinhas, os levou a praticar a idolatria e aderir os seus maus costumes. Esta foi a principal razão por que Deus castigou o seu povo, permitindo que eles fossem levados cativos para Assíria e Babilônia. 

No Novo Testamento não é diferente, Deus ordena a separação entre o crente e o sistema corrupto do mundo. A santidade ainda é a exigência de Deus para o seu povo, que foi chamado do mundo para ser diferente e fazer a diferença entre o santo e o profano. Jesus disse: Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo (Jo.17.14). João escreve: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (I Jo.2.15). Pedro exorta o povo de Deus dizendo: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (I Pe.1.15,16). Muitos se desviaram da verdade e estão embaraçados no pecado. Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2.19). A Palavra de Deus diz, que não há comunhão entre a luz e as trevas, como também não concórdia entre Cristo e Belial, nem o infiel tem parte com o fiel. Ou seja, Deus não aceita o crente misturado com o ímpio. Paulo diz: Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso (II Co.6.17,18). Portanto, o crente não deve ter comunhão ou amizade íntima com os incrédulos, porque tais relacionamentos corrompem sua comunhão com Cristo.

DEUS NÃO ACEITA A MISTURA DO SANTO COM O PROFANO.

E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado (Ex.12.38).

E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? (Nm,11.4).

Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel toda mistura (Ne.13.3).

E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus (Lv.20.26).

Os seus sacerdotes  transgredem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro... (Ez.22.26).

E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o impuro e o puro (Ez.44.23).

Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado (Os.7.8).

Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve (Ml.3.18). 

Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso (II Co.6.17,18).

A grande estratégia de Satanás é misturar o santo com o profano e convencer as pessoas que tudo é igual. É também convencer as pessoas que todo caminho leva a Deus. Satanás foi o primeiro profano, ele rebelou-se contra a santidade de Deus e tornou-se imundo, impuro e inimigo de Deus. Infelizmente, estamos vendo muitos "cristãos" fazendo aliança com o mundo e andando de mãos dada com os que praticam a iniquidade, abraçando a política nojenta e comendo na mesa da idolatria com Acabe e Jesabel. Infelizmente, também há muitos pastores e líderes do povo de Deus, que estão se misturando com a política, estão sendo comprados por interesses mesquinhos, por troca de favores, perderam a visão espiritual e não estão mais decernindo a diferença entre o santo e o profano. Isto é fato. Oremos pelo povo de Deus, voltemos ao altar da oração, santidade ainda é a marca da igreja do Senhor. como está escrito: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14). Amém!