sábado, 24 de julho de 2021

Viver no Espírito.

Por isso vos digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam (Gl.5.16,17 - NVI). 

O grande desafio do cristão é vencer a si mesmo. Viver em Espírito ou no Espírito, se constitui um grande desafio para os cristãos de todas as épocas. O conflito espiritual interiormente no crente envolve a totalidade da sua pessoa. Este conflito resultará numa completa submissão às más inclinações da "carne", ou numa plena submissão a vontade do Espírito. Esta batalha é sem tréguas, e o conflito continuará por toda a vida terrena do cristão. 

DUAS CLASSES DE PESSOAS:

Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm.8.1). 

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus (Rm.8.5-8).

Paulo descreve duas classes de pessoas: As que vivem segundo a carne e as que vivem segundo o Espírito. Viver "segundo a carne" (carne aqui, é o elemento pecaminoso da natureza humana) é satisfazer os desejos corrompidos da natureza humana propensa ao pecado. Viver "segundo a carne" é ter prazeres pecaminosos e ocupar-se com eles. Ao passo que, viver "segundo o Espírito" é buscar a orientação e a capacitação do Espírito e submeter-nos a Ele; é concentrar toda nossa atenção nas coisas de Deus.

É impossível obedecer à carne e ao Espírito ao mesmo tempo. Se alguém deixa de resistir a seus desejos pecaminosos e entregar-se eles, torna-se inimigo de Deus (Tg.4.4). Porém, aos que insistem em resistir os desejos da carne, tende a crescer e tornar-se maduro em Deus, estando preparado para toda a boa obra. Isto não é utopia, mas de fato uma realidade comprovada.

O homem carnal vive na carne e inclina-se às obras da carne. 

O homem espiritual vive no Espírito e  busca as coisas do Espírito.

Paulo termina a sua dissertação sobre "A Vida Pelo Espírito", dizendo: Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimento, para que também participemos da sua glória (Rm.8.12-17 - NVI).

Conclusão: O pecado invadiu o elemento físico do nosso ser, daí o nosso corpo tem que morrer (morrer em relação ao pecado), caso contrário, Cristo não habita em nós e não experimentamos agora a vida no Espírito. Viver no Espírito é difícil, mas não é impossível. Pense nisso.