domingo, 18 de fevereiro de 2018

DESCRIÇÃO PROFÉTICA DA UNIÃO ENTRE CRISTO E A IGREJA NO SALMO 45.

Este salmo nos revela de forma poética, profética e didática a união entre Cristo e a igreja. Neste salmo vamos perceber que o escritor revela o sublime caráter de Cristo e as suas atribuições em relação a noiva. Este salmo é descrito como um cântico de amor, um romance espiritual entre Cristo e a igreja. Este salmo é ímpar em sua descrição poética entre Cristo e a igreja. Este não é um canto de casamento de núpcias terrestres, mas sim um casamento do Noivo celeste e a sua esposa eleita.
Este salmo adorna a beleza ímpar do Messias; a partir de Sl. 45.2-9, são dirigidas a Ele atribuições admiradoras de louvor. Os versículos 10-12 são palavras faladas à noiva. Fala-se ainda sobre a noiva, que representa a igreja, nos versos 13-15, e o salmo termina falando do Rei, predizendo a sua fama e louvor eterno, 45.16,17.

AS QUALIDADES DE CRISTO REVELADAS NESTE SALMO.

* FORMOSO.
Tu és mais formoso do que os filhos dos homens ... Vers.2

* GRACIOSO.
A graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre. Vers.2

* VALENTE.
Cinge a tua espada à coxa, ó valente ... Vers.3

* MAJESTOSO.
... Com a tua glória e a tua majestade. Vers.3

* GUERREIRO.
E neste teu esplendor cavalga prosperamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça ...
As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti (Vers..4,5).

* REI.
O teu trono é eterno, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu Reino é um cetro de equidade (Vers.6).

* UNGIDO.
Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros (Vers.7).

QUALIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS A IGREJA NOS VERSÍCULOS, 9-15.

* NOIVA.

* PRINCESA.

* FORMOSA.

* ILUSTRE.

CONCLUSÃO:
Neste salmo, Cristo é o deleite do Pai. Ele é o tema da igreja e a glória dos céus. Cristo é apresentado como o mais sublime e incomparável entre os filhos dos homens. Ele é o ungido de Deus, o Rei que ama e pratica a justiça, cujo cetro do seu Reino é de justiça e equidade. A sua noiva, a igreja, é destacada como uma princesa formosa e ilustre, a mais bela e aplausível de todas.
Toda mensagem profética deste salmo, terá o seu pleno cumprimento na eternidade, quando a noiva se unir a Cristo eternamente após o seu encontro com Ele, por ocasião do arrebatamento da igreja.