segunda-feira, 8 de agosto de 2022

ISAÍAS 40 - O CAPÍTULO DA ESPERANÇA.


Isaías, cujo nome significa "o Senhor salva" é conhecido como o profeta messiânico. O livro do profeta Isaías contém 66 capítulos, é comparado como uma miniatura da Bíblia. Este livro se divide em duas partes: (1-39) contém profecias, advertências, denuncias e mensagens de condenação vindoura. (40-66) contém revelações a respeito do poder e da glória de Deus, mensagens sobre o plano da salvação, mensagens de consolo e esperança, promessa de restauração e de um Redentor que virá. O capítulo 40 de Isaías pode ser intitulado como o capítulo da Esperança. Este capítulo contém uma mensagem de esperança e consolo ao povo de Deus que durante longos anos viam sofrendo pela opressão dos seus opositores. O Santo de Israel, promete enviar um Redentor que os salvará e os libertará para sempre.

SETE MENSAGENS DE ESPERANÇA NO CAPÍTULO 40 DE ISAÍAS:

1- A PALAVRA DA CONSOLAÇÃO (v.1,2).

2- A VOZ DO QUE CLAMA NO DESERTO (v.3).

3- A GLÓRIA DO SENHOR SE MANIFESTARÁ (4,5).

4- A PALAVRA DE NOSSO DEUS SUBSISTE ETERNAMENTE (v.6-8).

5- O ANUNCIADOR DE BOAS NOVAS PROCLAMA: "EIS AQUI ESTÁ O VOSSO DEUS" (v.9).

6- O SENHOR JEOVÁ VIRÁ COMO O FORTE (v.10).

7- COMO PASTOR, DEUS APASCENTARÁ O SEU REBANHO (v.11).

DOZE PERGUNTAS, ONZE FEITAS PELO PROFETA E UMA POR DEUS.

(1) Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu em uma medida o pó da terra, e pesou os montes e os outeiros em balanças? (v.12).

(2) Quem guiou o Espírito do SENHOR? (3) E que conselheiro o ensinou? (v.13).

(4) Com que tomou conselho, para que lhe desse entendimento, e lhe mostrasse as veredas do juízo, e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência? (v.14).

(5) A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com quem o comparareis? (v.18).

(6) Porventura, não sabes? (7) Porventura, não ouvis? (8) Ou desde o princípio se vos não notificou isso mesmo? (9) Ou não atentastes para os fundamentos da terra? (v.21).

(10) Por que, pois, dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa de largo pelo meu Deus? (v.27).

(11) Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? (v.28).

(12) Deus pergunta: A quem pois me fareis semelhante, para que lhe seja semelhante? Diz o Santo (v.25).

SEIS MANIFESTAÇÕES DO PODER DE DEUS.

1- Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima (v.15).

2- Todas as nações são como nada perante Ele; Ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã (v.17).

3- Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos (v.22a). 

4- Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tendas para neles habitar (v.22b).

5- Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo. Mal eles são plantados ou semeados, mal lançam raízes na terra, Deus sopra sobre eles, e eles murcham; um redemoinho os leva como palha (v.23,24). NVI

6- Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer! (v.26). NVI

O MILAGRE DA RENOVAÇÃO DAS FORÇAS.

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovaram as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Is.40.29-31). NVI

Muitos estavam cansados, afadigados, sem forças, sem vigor e sem esperança. Mas, Deus promete renovar as forças de todos aqueles que esperam nEle. Uma renovação sobrenatural para voar alto como a águia, correr e não ficar exausto, caminhar e não se cansar. Quem espera no SENHOR, terá o melhor de Deus. Quem espera no SENHOR, vai experimentar o sobrenatural de Deus. Quem espera no SENHOR, terá as suas forças renovadas. Quem espera no SENHOR, chegará em lugares altos. Quem espera no SENHOR, receberá galardão. Quem espera no SENHOR, alcançará vitória! Amém!