quinta-feira, 15 de julho de 2021

ADORADORES NA CASA DEUS.


SENHOR, quem habitará no teu Tabernáculo? Quem morará no teu santo Monte? (Sl.15.1).

Quem subirá ao Monte do SENHOR ou quem estará no seu lugar santo? (Sl.24.3).

SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua Casa e o lugar onde permanece a tua glória (Sl.26.8).

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua Casa; louvar-te-ão continuamente. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Sl.84.1-4,10).

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei; que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo (Sl.27.4).

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias (Sl.23.6).

No início da Salmo 15, o poeta pergunta ao SENHOR: SENHOR, quem habitará no teu Tabernáculo? Quem morará no teu santo Monte? A pergunta é feita de duas maneiras, mas não há nenhuma diferença de significado entre habitar no tabernáculo de Deus e morar no seu santo monte. Enquanto o tabernáculo era móvel, o templo que estava erguido sobre o monte de Sião, era fixo e permanente. 

Temos aqui uma pergunta importante que cada adorador deveria fazer a si mesmo ao ir à Casa de Deus para adorar. Os judeus levavam muito a sério a Casa de Deus na questão de adoração e reverência. Tanto os sacerdotes quanto os levitas não poderiam se apresentar a Deus de qualquer forma ou em falta diante de Deus. Também por sua vez os que iam ao templo prestar culto a Deus. Hoje, não deve ser diferente, devemos levar também muito a sério quando vamos ao templo cultuar a Deus. Não devemos adorar simplesmente por hábito; por mero costume, de forma mecânica. Precisamos refletir se estamos de fato honrando e adorando a Deus verdadeiramente em espírito e em verdade, ou apenas cultuando de maneira formal e conveniente. 

Buscar habitar na Casa de Deus, nos átrios do SENHOR, para aprender e sentir a glória de Deus na vida, é para crentes adoradores totalmente devoto ao SENHOR. O salmista diz: Eu pedi e buscarei (Sl.27.4). Na verdade, Deus não habita em templos feitos por mãos dos homens (At.17.24), mas habita nos verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade (Jo.4.23,24). Paulo afirma por várias vezes que os crentes são templo de Deus e morada do Espírito Santo (I Co.3.16; II Co.6.16; Ef.2.21). Enquanto na Antiga Aliança era necessário ir ao templo para ver e sentir a glória de Deus, na Nova Aliança a glória de Deus está dentro dos verdadeiros cristãos, que sentem a presença de Deus e falam diretamente com Ele.

Enquanto na Antiga Aliança, os crentes tinham desejo ardente em habitar (morar) na Casa de Deus, para contemplar a sua formosura e aprender a sua Palavra, na Nova Aliança, nos tornamos Casa de Deus e Ele veio morar dentro de nós. Jesus disse: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo.14.23). Paulo pergunta aos crentes de Corintos: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Em seguida ele afirma: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (I Co.3.16,17). Hoje nós vamos à Casa de Deus adorá-lo, prestando-lhe culto, porém, o Deus da Casa está dentro dos adoradores. Amém! 

A Casa de Deus não é uma estrutura feita de cimento em concreto armado, o que chamamos de igreja. Nós somos a igreja, é dentro de você que Deus habita ou deseja habitar.