sábado, 4 de setembro de 2021

A CASA DESOCUPADA.

E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então, diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má (Mt.12.43-45).

Jesus havia expulsado um demônio de um homem que era mudo, o qual foi liberto do demônio e falou. Os fariseus mais uma vez provocaram a Jesus e julgaram que ele estivesse expulsando demônios por Belzebu, que na tradição judaica é o príncipe dos demônios. Este texto encontra-se registrado apenas nos evangelhos de Mateus 12, e Lucas 11. Neste episódio, Jesus ensina que demônio não faz oposição a outro demônio e que, se o reino de Satanás está dividido, não subsistirá. Em seguida Jesus fala sobre o estado espiritual de uma pessoa ou de toda uma geração. Jesus ensina três verdades importantes a respeito do estado espiritual de uma pessoa: (1) Uma pessoa possessa pelo demônio, uma vez liberta pelo poder de Deus passa a ser livre. (2) O espírito imundo procura retornar à mesma pessoa que antes ele possuía. (3) O espírito imundo não pode voltar, se o coração da pessoa estiver ocupado pelo Espírito Santo, uma vez que esta pessoa passa a ser templo e morada do Espírito Santo (I Co.6.19; II Co.6.16). Caso contrário, o espírito imundo retorna e leva consigo mais sete espíritos piores do que ele. Jesus concluiu dizendo: Assim acontecerá também a esta geração má. Isto significa dizer que: Um povo ou uma sociedade inteira pode entregar-se ao nível mais baixo dos prazeres da iniquidade a tal ponto que pode tornar-se totalmente endemoninhados.

O assunto aqui fica claro, que fala sobre a "casa desocupada". Satanás não deixa de atacar, suas investidas são contínua e incessante. A nossa proteção contra o pecado e Satanás vem pela nossa plena consagração a Cristo. O crente que foi liberto dos poderes demoníacos, mas não renuncia totalmente ao pecado, e não dá liberdade em sua vida ao Espírito Santo, está vulnerável a um possível retorno de espíritos imundos, piores do que os anteriores. Não deixe a CASA VAZIA! Satanás está a porta,  rondando a procura de uma brecha para entrar. Todavia, que a nossa casa sempre esteja ocupada pelo Espírito Santo, o nosso legítimo proprietário, e este nos dá liberdade para servirmos e adorarmos o Rei, o Senhor Jesus Cristo. Amém!