quarta-feira, 2 de junho de 2021

JÓ - Pesado Em Balança Fiel.

Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade (Jó.31.6 ARC).

Deus pese-me em balança justa, e saberá que não tenho culpa (Jó.31.6 NVI).

TEQUEL - Pesado foste na balança e foste achado em falta (Dn.5.27).

Diante de todas as acusações falsas dos seus amigos, que o acusava de está em pecado diante de Deus, Jó desafia e diz: Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade (31.6). Jó teve o testemunho do próprio Deus no que diz respeito a sua integridade, quando diz a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, desviando-se do mal (Jó.1.8). Deus reafirma as qualidades de Jó ao fazer a mesma pergunta a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa (2.3). Deus destaca quatro qualidades em Jó: (1) Sincero. Sinceridade refere-se à integridade moral de Jó e à sua sincera devoção a Deus. (2) Reto. Denota retidão nas palavras, nos pensamentos e atos. (3) Temente a Deus. É ter respeito e reverência diante de Deus em obediência a sua Palavra. (4) Desviando-se do mal. Temer a Deus e desvia-se do mal são o fundamento da vida irrepreensível e da retidão de Jó. 

Jó exige que sua integridade seja pesada em balança fiel ou justa. Jó não queria fraude nem pra mais nem pra menos em sua avaliação Divina. Ser avaliado por alguém que nos simpatiza ou avaliar alguém que nos beneficia com algo é simples e fácil. Porém, ser avaliado pelo próprio Deus, que não faz acepção de pessoas, nem julga segundo a aparência, mas usa a sua reta justiça, é muito mais difícil de ser aprovado para quem está em falta diante de Deus. 

Jó foi um crente fiel na sua época, mesmo não tendo igreja (templo) para ir cultuar a Deus, nem Bíblia para ler e fortalecer sua fé, nem escola dominical ou teológica para frequentar. Mesmo não tendo nada do que temos hoje, para favorecer e fortalecer a nossa fé, Jó foi fiel a Deus e desafiou os seus acusadores diante de Deus e disse: "Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade". Todavia, os crente de hoje tem todos os recursos possíveis para fortalecer a sua fé, mas mesmo assim, muitos não são fiéis a Deus como foi Jó. Quantos de nós cristãos na atualidade temos capacidade e ousadia de desafiar a Deus e falar como Jó: "Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade". Mesmo que assim não falamos, Deus está pesando as nossas obras e avaliando nossa fidelidade diante dEle. Que não sejamos achados em falta, como foi o rei Belsazar.