quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Um Bom Ministro De Cristo.

Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido (I Tm.4.6).

Um ministro é aquele que serve. Na etimologia da palavra, "Ministro" vem do latim "Minister" que significa servidor, subordinado. Um ministro é aquele que exerce um ministério na função de servir aos outros, tanto no contexto secular como no religioso. Existe o bom ministro e o mal ministro. Ou seja, aquele que serve bem no exercício do seu ofício, e aquele que serve mal, por negligencia. Há uma frase que diz: "Ministério não é ser visto, é serviço. Paulo exortou o jovem pastor Timóteo, para que ele transmitisse as instruções aos irmãos, isto lhe qualificaria um bom ministro de Jesus Cristo. Na sequência das instruções do apóstolo a Timóteo, ele faz várias exortações sobre o comportamento que o ministro Timóteo deve ter como homem de Deus e dirigente da igreja do Senhor. 

CINCO QUALIDADES DE UM BOM MINISTRO DE CRISTO:

1- Um homem que pratica a Piedade.

Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo na piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir (4.7,8). 

2- Um homem que Ordena e Ensina.

Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação. Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as (4.9-11). 

3- Um homem que serve de Exemplo.

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza (4.12).

4- Um homem que persiste em ler (apegado ao Livro).

Persiste em ler, exortar e ensinar...

Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos (4.13,15).

5- Um homem que vigia sua própria vida e tem cuidado da doutrina.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (4.16).

Como homem de Deus e servo do Senhor, sejamos bons ministros de Cristo, prestando sempre um serviço excelente na obra do Senhor em favor do povo de Deus.