sexta-feira, 24 de junho de 2022

DEUS Se Revela No Deserto.



E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não (Dt.8.2).

O grande propósito de Deus era se revelar para o seu povo no deserto e lhes ensinar lições que os tornariam maduros e preparados para entrarem na terra prometida. Os israelitas passaram quarenta anos dando voltas no deserto, e muitos não aprenderam as lições nem entenderam o propósito de Deus na sua vida, a maioria deles foram reprovados e morreram no deserto. O tempo no deserto quem determina somos nós, depende de aprendermos as lições e sermos aprovados por Deus. 

CINCO PROPÓSITOS DE DEUS NO DESERTO.

1- MEMORIAL.

E te lembrarás...

Deus queria que o povo guardasse em sua memória e nunca esquecesse dos seus grandes feitos, seu cuidado, seus milagres e suas providências para com eles. E, lembrando-se fossem gratos a Ele por todas as sua benevolências. 

2- HUMILHAÇÃO.

Para te humilhar...

E te humilhou... (v.3)

O povo precisava passar por um processo de humilhação para reconhecerem o quanto eram pequenos e dependiam do SENHOR. Um povo humilhado é mais fácil para Deus realizar a sua vontade e torna-lo grande. A arrogância e prepotência que muitos trouxeram do Egito, precisava sair durante a humilhante caminhada no deserto de Deus.

3- PROVAÇÃO.

Para te provar...

As expressões tentar e provar no texto, são palavras sinonimas que indicam um período probatório que o povo deveria passar afim de serem preparados para receberem a bênção da terra prometida. Entendemos que, Deus não dar nada de mão beijada a ninguém, é preciso passar pelas provações e pagar o preço através da obediência. Depois de todo processo no deserto, o povo ainda teve que lutar contra os gigantes para em seguida tomar posse da terra. 

4- CONHECER.

Para saber o que estava no teu coração...

O povo precisava conhecer a Deus, e Deus precisava conhecer o coração do povo. Apesar que, Deus já conhecia de antemão o coração de todos, mas Ele queria que eles revelassem seus próprios corações e eles mesmos soubessem quem de fato eram. Está escrito: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações (Jr.17.9,10). Deus deseja que tenhamos um coração disposto a obedecer e guardar a sua Palavra.

5- ABENÇOAR.

... que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, e para, no teu fim, te fazer bem (v.16).

O propósito final de Deus é nos abençoar e nos fazer prosperar. Deus quer que o seu povo viva bem, tenham paz e sejam prósperos na terra. Depois da luta, depois da provação, depois de passado o deserto, chega o tempo de cantar e celebrar a grande vitória. Deus promete e Ele cumpri, o problema é que muitos saem do lugar da bênção, desistem e reprovam a si mesmos. Precisamos entender que, entre o Egito e Canaã (a terra prometida), tem um deserto que precisamos atravessar. Deus é Bom e Abençoador, Ele vai lhe abençoar. Amém!