quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ANTES QUE SE QUEBRE A CADEIA DE PRATA.

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade ... Antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.1,6,7).

O pregador usa uma linguagem metafórica para descrever algumas verdades sobre a velhice e a iminente morte. A repetição da expressão "antes" da a ideia que o final está chegando, e que o dia da morte se aproxima.
A juventude passa, o vigor acaba e chega a velhice; a morte vem chegando, e o tempo para lembrar do Criador são "os dias da tua mocidade", enquanto ainda existe vigor e entusiasmo. 
Lembrar do Criador, é lembrar de Deus; e lembrar de Deus é ama-lo, é obedece-lo, é servi-lo e andar no temor da sua palavra. Ao ponto que, esquecer de Deus, se constitui uma tragédia; esquecer de Deus é não lhe dar honra, é não lhe dar glória, é tentar apaga-lo da memória, é descarta-lo e não coloca-lo na agenda, é viver totalmente alienado Dele.

A Bíblia por repetidas vezes nos alerta sobre a fragilidade da vida, sobre a brevidade dos nossos dias. A nossa insensatez pela busca dos bens materiais nos leva a acumular coisas para em seguida deixa-las. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele (I Tm.6.7). Tudo o que o ser humano adquirir nesta vida é vaidade. Tudo nos leva a crer e a pensar que a nossa presença neste mundo é apenas passageira. Salomão, no livro de Eclesiastes se dedica a refletir sobre esse tema e afirma que a vida terrena é frágil e efêmera. Precisamos nos lembrar de quão frágeis somos, embora pareçam fortes. Por isso, precisamos nos lembrar do nosso Criador, pois não sabemos quando Ele nos chamará. Tolos são os que acreditam que podem levar uma vida de prazeres, ignorando a Deus e a sua palavra. Chegará o dia em que havemos de ser chamados, e é certo que não haverá um aviso prévio para esse momento. Sábio é aquele que coloca Deus como prioridade em sua vida e busca viver os princípios da sua palavra, esse não será surpreendido. Pense nisso.