terça-feira, 8 de março de 2022

OS VALORES DA MULHER.




Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis (Pv.31.10).

O sábio Lemuel, inicia sua poesia sobre a mulher com uma pergunta desafiadora: "Mulher virtuosa, quem achará"? Esta expressão significa dizer que não é fácil encontrar a verdadeira mulher virtuosa. Mulher exemplar ou virtuosa existe, feliz quem a encontrar. Sobre a mulher também escreveu Salomão, ele diz: O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR. Na versão NVI diz: "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do SENHOR (Pv.18.22). O valor dessa mulher é descrito após a interrogação. O seu valor muito excede o de rubis. O poeta não diz que o valor desta mulher é igual o de rubis, mas ele diz que o seu valor "muito excede" o de rubis. Ou seja, é muito mais valiosa. Na vida muitas coisas têm preço, mas algumas tem valor.

SOBRE O RUBI: O rubi é uma pedra preciosa com tonalidade vermelha. Essa pedra se origina a partir de uma variedade do mineral corindon, cuja cor é causada, principalmente, pela presença de crômio. Os "Rubis Naturais" são excepcionalmente raros, o seu processo de extração é bastante trabalhoso e detalhado, por isso essas pedras ganham valor e respeito significativo.  

OS TRÊS VALORES DAS MULHERES:

1- Mulher Que Parece Rubi.

Ela tem aparência de rubi, mas só aparência, na essência não corresponde no seu interior.

2- Mulher Rubi.

Esta está na média, mas o seu valor é limitado e suas virtudes não se sobressaem a ponto de chamar atenção e imprimir respeito nas pessoas.

3- Mulher Mais Que Rubi.

Esta é excelente, está acima da média, ele tem virtudes que lhe torna destaque entre as demais. Esta teme ao SENHOR e faz toda a diferença. Os seus dons e talentos vem de Deus, ela é um destaque no meio social, ela é amada por seu marido, respeitada por seus filhos e abençoada por Deus.

O poeta termina seu poema dizendo: Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera. A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o SENHOR será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade (Pv.31.29-31). Amém!