domingo, 5 de maio de 2019

A CAPA, OS LIVROS E OS PERGAMINHOS.

Procura vir ter comigo depressa. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Procura vir antes do inverno (II Tm.4.9,13,21).

Paulo estava preso em Roma aguardando o seu julgamento, o que aconteceu pouco tempo depois de ele ter escrito a sua segunda carta a Timóteo. Paulo foi executado no governo do malvado Nero, que ordenou que ele fosse decapitado, isso aconteceu no 68 dC.
Esta carta é de grande importância porque contém as últimas palavras do grande apóstolo dos gentios.
Na primeira carta, Paulo procura encorajar, incentivar e motivar o jovem pastor Timóteo. Agora, na segunda carta, Paulo repassa as últimas instruções para Timóteo e passa para ele o bastão da responsabilidade em permanecer como fiel ministro do evangelho de Cristo. No final da sua carta, Paulo prevê a sua morte e fala da sua solidão e abandono por parte de alguns companheiros. Ele pede a Timóteo que venha ter com ele depressa, e faz o seu último pedido: Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

POR QUE ESSES PERTENCES DE PAULO ESTAVAM EM TRÔADE?

A bíblia não explica expressamente porque Paulo deixou seus pertences em Trôade na casa deste homem chamado Carpo. Mas, Se lermos com atenção o livro de Atos dos Apóstolos iremos  encontrar informações importantes, que possivelmente  nos fará entender como foi que Paulo acabou deixando seus pertences em Trôade, na casa de Carpo. O escritor Lucas nos informa que foi em Trôade que Paulo teve a visão de ir para Macedônia, e o texto diz que, ao ter a visão, eles logo partiram para Macedônia (At. 16:10).  Essa palavra “logo” é no sentido de “imediatamente”.  Eles partiram imediatamente e “foram correndo” para Samotrácia (At. 16:11). A correria continuou, porque no “dia seguinte” eles já partiriam para Neápolis “e dali para Filipos”( At. 16:12). Filipos  fazia parte da Macedônia. Só então eles ficaram  ali alguns dias (At. 16:12). Tudo indica que, assim que Paulo teve a visão, eles foram numa correria para Macedônia. Na correria, Paulo não teve tempo de passar na casa de Carpo para pegar seus pertences.  Algum tempo depois já preso em Roma Paulo teve necessidade dos seus pertences pessoais. Então Paulo na solidão da prisão, escreve a Timóteo e pede que ele traga a sua capa, os livros e principalmente os pergaminhos que havia deixado na casa de Carpo. Paulo estava nos últimos momentos da sua vida, no corredor da morte, aguardando a sentença para se executado por ordem do imperador Nero. Paulo poderia com certeza ter pedido outras coisas: Timóteo quando você vier me visitar na prisão, Traga para mim uma torta de maçã, um prato de picanha assada e um jogo de passatempo. Mas Paulo não pediu nada disso, Paulo pediu: A capa para aquecer o seu corpo, os livros para alegrar sua alma e os pergaminhos para fortalecer seu espírito.

- A CAPA.

A capa que Paulo pede para Timóteo trazê-la, era uma capa de inverno, feita de lã, normalmente feita sem mangas, com uma abertura no meio para a cabeça. Era uma proteção contra o frio e a chuva. Essa capa era comprida, chegava até abaixo dos joelhos.
Paulo sabia que naquele cárcere frio e úmido, e com a chegada do inverno, não poderia ficar sem esta capa. Por isso Paulo apressa Timóteo: "Procura vir antes do inverno". O que Paulo queria era somente o suficiente para mantê-lo aquecido. Paulo tinha uma necessidade física que podia ser suprida com a chagada daquela capa. Se a capa era para proteger do frio o corpo de Paulo, então entendemos que a capa na vida de Paulo representa abrigo e proteção.

- OS LIVROS.

O apostolo Paulo pediu ao seu filho na fé Timóteo, para trazer a capa para suprir sua necessidade física. Mas Paulo tinha também uma necessidade espiritual e intelectual por isso ele disse: Traz os livros e principalmente os pergaminhos. Paulo tinha alguns livros e pergaminhos que foram deixados para traz, talvez envolto na capa.
Nesta ocasião estando preso, aguardando a sentença de morte, ele já  tinha escrito a maior parte das cartas que fariam parte do Novo Testamento. Mas, ainda assim ele quer seus livros e pergaminhos.
Paulo está na prisão, e não pode pregar; então, Como ele não pode pregar, ele vai ler.
Paulo estava preso em Roma, mas sua mente, alma e espírito estavam livres.
Paulo nunca sofreu de mente preguiçosa. Seu intelecto tinha fome de conhecimento.
Paulo sabia que não se pode parar de ler, quem pára de estudar pára no tempo e no espaço.
Ele também exorta Timóteo a persistir na leitura: Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá (I Timóteo, 4.13). Quando não temos disposição para ler, deixamos de aprender, e quando não aprendemos, paramos de crescer.
Quem ler sabe mais, aprende mais, se comunica melhor, tem mais conhecimento e exercita melhor o seu celebro.

- OS PERGAMINHOS.

O que era o Pergaminho?  Pergaminho ou  pergamina  era o  material originário da cidade de Pérgamo. Onde era fabricado em grande quantidades.
Os pergaminhos eram feitos de couro de bezerro, cabras, ovelhas, etc. Era utilizado para escrever, bem como eram guardados em forma de rolos.
Paulo disse a Timóteo: Traz os livros e principalmente os pergaminhos. Que pergaminhos seriam estes? Poderiam ser as cópias das cartas que ele mesmo escreveu às igrejas.
Mas também poderiam ser porções das Escrituras do A.T (Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos).
Paulo amava a Palavra de Deus. Ele precisava da capa para aquecer o seu corpo, dos livros para alegrar a sua alma e dos pergaminhos para fortalecer o seu espírito.
Por que Paulo pediu os pergaminhos, a palavra de Deus? Porque Paulo tinha sede e fome pela palavra de Deus, e mais do ninguém Paulo sabia que ela vivifica e é a fonte de consolo e alegria. Como está escrito no Salmo 119.50: Isto me consola na minha aflição; a tua palavra me vivifica.

Que possamos seguir o exemplo de Paulo, que manteve o desejo ardente pela palavra de Deus até os últimos dias da sua vida. Que possamos ter fome e sede pela palavra de Deus, e que a nossa devoção e apego ao Livro Sagrado aumente cada vez mais. Amém!