domingo, 3 de dezembro de 2023

DEZ DESAFIOS NA EVANGELIZAÇÃO DA JANELA 10/40.


O termo “Janela 10/40” originou-se com o argentino Luis Bush durante a 2ª conferencia de Lausanne, em Manilla, em julho de 1989.
A apresentação sobre grupos de povos não-alcançados (GPNAs) de Ralph Winter no Congresso Internacional de Evangelização Mundial (Movimento Lausanne) realizado em julho de 1974 na Suécia serviu como base para Luis Bush identificar a região geográfica onde a maioria dos GPNAs se encontravam.
Esta região do mundo, antes conhecida como “Cinturão de Resistência”, estende-se desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 graus de longitude e 40 de latitude acima da linha do Equador.

JANELA 10/40. Essa expressão foi criada para trazer relevância a uma marcação geográfica de 10 e 40 graus ao norte da linha do Equador, do norte da África até o leste da Ásia. Esse espaço geográfico que forma um retângulo, representa simbolicamente uma janela que traz consigo muitos desafios. A janela 10/40, abrange aproximadamente 62 nações marcadas pela pobreza extrema e pelo fechamento a mensagem do Evangelho de Cristo. Nessa região vivem quase quatro bilhões de pessoas (2/3 da população do planeta), onde predomina as três maiores religiões não cristãs do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduísmo. Essa é a região da terra onde se encontra a maioria absoluta dos povos não alcançados pelo Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. A Janela 10/40 é um grande desafio para igreja de Cristo, esta Missão não é impossível, porque as portas do inferno, não prevalecerão contra a igreja de Cristo.

1- ATEÍSMO.

2- COMUNISMO.

3- SOCIALISMO.

4- HUMANISMO.

5- SINCRETISMO RELIGIOSO.

6- FALSAS RELIGIÕES.

7- OPRESSÃO ISLÂMICA.

8- PARANOIA DITATORIAL.

9- PORTAS FECHADAS PARA O EVANGELHO.

10- PERSEGUIÇÃO AO EVANGELHO DE CRISTO.

Diante destes grandes desafios, a igreja de Cristo continua firme no combate da fé. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. Destruindo argumentos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo (II Co.10.4,5). Na revelação de Pedro, Jesus disse: Sobre esta Pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt.16.18). Amém!