sábado, 16 de setembro de 2023

A ETERNIDADE DO ETERNO DEUS.


E plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno (Gn.21.33).

EL OLAM - Este nome transliterado do hebraico, é traduzido na Bíblia como "Deus Eterno". A expressão "El Olam" encontra-se pela primeira vez em Gênesis 21.33, neste episódio, Abraão plantou um arvore chamada tamargueira e invocou o nome do Eterno. El Olam é o Deus do tempo, tudo o que acontece está sob o controle do Eterno. 

Sobre o Eterno Moisés declarou: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

Este salmo é uma oração de Moisés, nesta oração em forma de cântico Moisés faz uma observação da eternidade de Deus e da brevidade dos dias do homem. Comparando a eternidade de Deus, com a contagem dos nossos dias, Moisés diz: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite (v.4). 

DE ETERNIDADE A ETERNIDADE. Esta expressão refere-se à existência eterna de Deus, que não tem começo nem fim. "Eternidade" no hebraico, "Olam" traduz algo que é infinito. Isto não significa dize que Deus transcende o tempo mas, sim, que Ele é infindável no tempo. As Escrituras não ensinam que Deus existe num tipo de eterno tempo presente, onde não há nem o passado nem o futuro. Os trechos das Escrituras que declaram a eternidade de Deus, mostra-nos em termos de continuidade, e não de atemporalidade, isto é, Deus conhece o passado como passado, o presente como presente e o futuro como futuro. A grande diferença do Deus Eterno para o homem mortal, é que nós estamos limitados ao tempo, e para Deus este tempo não existe, o tempo cronológico foi criado para o homem. O Eterno é o Senhor do tempo, Ele é chamado de Pai da eternidade (Is.9.6), ou seja, Ele criou a eternidade. Deus é mistério.  

(Partes deste texto foi extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, com alguns acréscimos do autor deste Blog).