sábado, 22 de maio de 2021

Crendo Contra Esperança.

Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. O QUAL, EM ESPERANÇA, CREU CONTRA A ESPERANÇA que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer (Rm.4.17-21).

Ter esperança é bom. No livro de Lamentações está escrito: Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR (Lm.3.26). Porém, ter esperança e crer contra esperança, não é normal, isto parece contraditório, isto é um contrassenso. Mas esta é a linguagem da fé. Muitas vezes a fé vem na contramão da lógica humana.

Ter fé quando as circunstâncias se apresentam favoráveis é fácil; acreditar quando o vento está a nosso favor e quando tudo está cooperando para dar certo, todos nós acreditamos. Porém, quando as circunstâncias que nos cercam são desfavoráveis e não há mais saída, chegando ao ponto de perdermos toda esperança, aí chegou a hora da verdadeira fé entrar em ação. Foi basicamente isto que aconteceu na vida de Abraão. Usando a lógica humana, era impossível Abraão gerar um filho com Sara sua mulher. Ele já tinha 100 anos de idade, o seu corpo estava sem vitalidade, os seus órgãos reprodutores estavam sem vigor, Sara também tinha idade avançada, o seu ventre estava enfraquecido e já não gerava porque era estéril. Mas, para Deus nada é impossível (Lc.1.37). Abraão e Sara riram da promessa de Deus (Gn.17.17; 18.12), só depois passaram a acreditar quando foram fortalecidos na fé dando glória a Deus. É provável que Abraão tenha experimentado por algum tempo certa dose de descrença. É possível que até mesmo pessoas de grande fé possam em certos momentos, enfrentar dúvidas. Quando assim acontecer conosco, não devemos deixar de avançar com perseverança na nossa obediência a Deus e na sua Palavra, pedindo a Ele para renovar nossas forças e aumentar nossa fé. 

Está escrito que Deus chama a existência as coisas que ainda não existem, como se já fossem (Rm.4.17). Para Deus Abraão já era pai de multidões, mas para Abraão ele apenas estava crendo e esperando o cumprimento da promessa. Quando nós atingimos a fé perfeita em Deus, podemos ver o invisível e descansar nas promessas, fazendo delas um travesseiro. 

Abraão acreditava que Deus era Todo-Poderoso, mas em algum momento a sua fé vacilou, todavia ele não enfraqueceu na fé, mesmo sem esperança, ele creu contra esperança e foi fortalecido na fé, dando glória a Deus. Crer contra esperança, é sair do natural e entrar no sobrenatural de Deus. Crer contra esperança é deixar de olhar para os horizontes humanos e olhar para a vertical de Deus. A esperança natural (humana) é a última que morre; mas a Esperança sobrenatural (espiritual) nunca morre. Que possamos imitar o nosso pai na fé, Abraão, que creu contra esperança e venceu.  Não desista dos seus sonhos, se o inimigo tentar matar a sua esperança, faça como Jesus, e diga: "Vai-te, Satanás!" Amém!