sábado, 9 de setembro de 2023

JESUS LIBERTA UM EPILÉTICO.

Este acontecimento é relatado nos três evangelhos sinóticos: Mateus 17.14-21, Marcos 9.14-29, Lucas 9.37-42. Sobre este episódio, o evangelista Marcos narra com mais riquezas de detalhes. 

Após a transfiguração gloriosa de Jesus no monte, Ele desce e encontra nove dos seus discípulos que ficaram ao pé do monte, discutindo com os mestres da lei. Quando Jesus chega causa uma grande agitação na multidão. Quando a multidão viu a Jesus ficou espantada e correu para para saudá-lo. Imediatamente Jesus pergunta: O que vocês estão discutindo? Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram (Mc.9.14-18). O prognóstico relatado pelo homem era terrível. Havia evidência de epilepsia (traduzido do grego por lunático). O pai desejava que Jesus curasse seu filho, mas em sua ausência, ele procurou os discípulos. Expulsar demônios não era novidade para os discípulos, eles já haviam expulsado em outra ocasião (Mc.6.7,13), no entanto, nessa ocasião, não puderam fazê-lo. 
Jesus ficou revoltado com aquela situação, e disse: "Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e até quando vos sofrerei? Tragam-me o menino" (19). 

O fracasso dos discípulos se deu em parte, por causa da falta de fé, embora houvesse também outra razão (Mc.9.29). 
O menino não sofria de um tipo comum de epilepsia. A resposta do pai à pergunta de Jesus sobre o histórico do caso mostrou que havia uma manifestação destrutiva para o matar. O pai também demonstrou que fazia parte da "geração incrédula" quando pediu a Jesus que o curasse, se assim pudesse. Jesus prontamente o corrigiu: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. A resposta do homem foi imediata, e clamando com lágrimas nos olhos, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade (9.20-24). Enquanto a descrença só vê impossibilidades, a fé enxerga possibilidades, pois a fé recorre aos recursos ilimitados do céu.

Trouxeram o menino a Jesus, quando ele viu a Jesus o espírito o agitou com violência; e, caindo por terra começou a rolar, espumando pela boca (9.20). Jesus deu ao espírito mudo e surdo uma ordem de comando para que saísse e nunca mais voltasse (25). O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: "Ele morreu". Mas Jesus tomo-o pela mão e  
o levantou, e ele ficou em pé (26). O espírito mau não queria sair sem lutar. O pobre menino sofreu com sua ira, quando foi atirado numa violenta convulsão que o deixou como morto. É característica de Satanás provocar estragos, destruir e matar. Em contraste, o caráter de Jesus é libertar, salvar e dar vida. Portanto, Jesus libertou o menino, este foi curado completamente de todos os malefícios.  

LUNÁTICO: Provavelmente uma pessoa que sofre de epilepsia, uma doença nervosa que tem origem no celebro que ataca em intervalos de tempos, podendo parecer que a pessoa está possuído por demônios. Isso não significa que todos ataques epiléticos são causados por demônios.

Lunático é um termo antiquado que se refere a uma pessoa que é vista como mentalmente doente, perigosa, tola, ou louca.

JESUS ENCONTROU QUATRO PROBLEMAS:

1- Os discípulos discutindo com os escribas (mestres da lei).

2- Os discípulos não tiveram fé para libertar o rapaz.

3- O pai do menino incrédulo, desacreditando do poder de Jesus. 

4- O menino desfigurado sob domínio do demônio.

O LIBERTADOR CHEGOU!

Jesus chegou e libertou o rapaz que vinha sofrendo desde a sua infância. Quando o libertador chega as cadeias da escravidão são quebradas, os demônios são expulsos, os enfermos são curados e o povo glorifica a Deus pela vitória. 

O rapaz estava desfigurado e sob domínio dos demônios, este representa o mundo sem Deus que está desfigurado pelo pecado e sob o domínio de Satanás e seus demônios. Esta geração incrédula e perversa que não agrada a Deus por sua falta de fé, por viver uma vida pervertida, escravizada no pecado e sob o domínio de Satanás precisa de libertação. Estamos vendo na atualidade uma geração de escravos que estão sob o domínios dos demônios, está geração precisa urgentemente de libertação. Amém!