segunda-feira, 19 de outubro de 2015

HIPOCRISIA, UM PECADO MASCARADO.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mateus, 23.27,28).

A hipocrisia é um mal que está instalado em todos os seguimentos sociais, políticos e religiosos. Jesus, como homem, foi o homem mais sincero que já existiu na face da terra; acerca Dele está escrito: O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (1Pe.2.22). Entretanto, Ele teve que confrontar com muitas pessoas hipócritas na sua época. As classes de pessoas religiosas como escribas e fariseus que se diziam detentores da verdade e praticante da Lei de Moisés, foram os mais censurados por Jesus por causa das suas atitudes hipócritas. Hoje não é diferente, muitos lideres, pastores, pregadores, teólogos, e crentes em geral, em sua maioria estão vivendo uma religião mascarada, cheia de hipocrisia, engano e falsidade. Infelizmente, esta é uma verdade incontestável em nossos dias.

HIPÓCRITA.

Hipócrita é uma pessoa dissimulada, demagoga, que finge ser algo que na verdade não é.
Relativamente à origem da palavra, ela vem do grego, e servia para qualificar o ato artístico de representar um papel, sendo que inicialmente descrevia um ator ou atriz.
Hipócrita é a pessoa que age como outra, que usa de hipocrisia, que não é leal, e principalmente que não é alguém confiável. Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através da religião, virtudes, características, ideias, sentimentos, e etc. A pessoa hipócrita finge ter algo que não tem, seja para agradar aos outros, se aproximar de um determinado grupo, ou até mesmo para melhorar a sua própria autoestima. Um ato hipócrita é quando alguém critica uma atitude de alguém, quando ela faz exatamente a mesma coisa, ou até pior. O hipócrita nem pensa nesse fato, tudo que ele quer é estar em vantagem sobre outras pessoas. Outro exemplo de alguém hipócrita é aquele que tem vontade de fazer alguma coisa, e critica as pessoas que fazem, mesmo que ele queira, apenas para diminuir os outros.

SETE CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM UMA PESSOA HIPÓCRITA:

Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e hipocrisia, e invejas e toda espécie de maledicência, desejai afetuosamente, como crianças recém-nascidas, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo (2Pe,2.1,2).

1. FINGIDA.
O fingimento é uma das características de uma pessoa hipócrita, pois geralmente uma pessoa que fingi ser o que não é, ela procura se esconder por trás de uma mascara de aparente sinceridade.

2. MALICIOSA.
A malícia é uma atitude maligna onde muitas vezes pessoas simples e sem maldade tem as suas vidas arruinadas por causa de tal atitude.

3. IRÔNICA.
Uma pessoa irônica que trata as outras com leviandade e desprezo, nada mais é do que uma pessoa hipócrita e mal caráter. 

4. DISSIMULADA.
As pessoas hipócritas sabem disfarçar muito bem as suas atitudes, elas dissimulam gestos e palavras de tal forma que é quase impossível de se perceber o que há por trás. 

5. FALSA.
A falsidade é o maior engano praticado por uma pessoa que se diz verdadeira e não é, isto é ser uma pessoa hipócrita, uma farsa que se esconde por traz de uma capa de aparente verdade.

6. MENTIROSA.
A mentira é uma terrível arma que pode causar grandes males na vida das pessoas, em geral uma pessoa que vive na prática da mentira é uma pessoa hipócrita.

7. DESLEAL.
Uma pessoa desleal é uma pessoa que não merece confiança, ser desleal é ser infiel em suas atitudes e palavras. Jesus disse, que a palavra daquele que fala deve ser, sim, sim; não, não; porque o que passar disso é de procedência maligna ( Mt.5.37).

CONCLUSÃO:
É preciso nos policiarmos para não vivermos na prática da hipocrisia, muitos já adotaram a hipocrisia como  um estilo de vida e estão aprofundando suas raízes com suas praticas religiosas, disfarçados de bondade, vivendo de aparências, mas são verdadeiros sepulcros caiados.