sábado, 26 de junho de 2021

O CONFRONTO FAMILIAR.

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; NÃO VIM TRAZER PAZ, MAS ESPADA; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares (Mt.10.34-36).

A expressão usada por Jesus, "Não vim trazer paz, mas espada", parece incoerente e paradoxal. Embora Jesus Cristo seja chamado "o Príncipe da paz" (Is.9.6); e a mensagem do Evangelho deva ser proclamada para promover a paz e o amor, há um sentido contrario que causa oposição e divisão para aqueles que aceitam seguir fielmente os ensinamentos de Jesus. A fé em Cristo faz separação entre o crente e o sistema do mundo que se opõe a Cristo. A proclamação da Palavra de Deus e a sua verdade causarão oposição, divisão e perseguição. Quem decide viver segundo os retos padrões de Cristo enfrentará oposições e zombarias. O confronto familiar é causado pelo fato de algum membro da família esteja seguindo a Cristo e obedecendo a sua Palavra. 

O CONFRONTO DOS REINOS.

A verdade é que, Jesus Cristo veio confrontar o reino das trevas e declarar guerra ao reino de Satanás e seus súditos. O apóstolo João declarou: Para isto o Filho de Deus se manifestou: Para desfazer as obras do Diabo (I Jo.3.8). Jesus veio com a missão de estabelecer o Reino de Deus e livrar o homem do domínio de Satanás. Em uma certa ocasião os fariseus interrogaram Jesus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós (Lc.17.20,21). Jesus estava dizendo em outras palavras: "Eu sou o Reino de Deus". Os fariseus criticaram a Jesus quando Ele expulsava demônios, eles diziam: Você expulsa demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. Ao que Jesus respondeu: Todo reino divido contra si mesmo será assolado e a casa dividida contra si mesma cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino?  Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsavam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus (Lc.11.14-20). 

Jesus veio confrontar o reino opositor e amarrar o valente (Satanás), afim de libertar as almas que estavam presas em suas mãos. Satanás é o "valente", Jesus é o mais Valente. Jesus disse: Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e, então, roubará a sua casa (Mc.3.27). Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda armadura em que confiava e reparte os seus despojos (Lc.11.21,22).

Mas, afinal, o que é o Reino de Deus? Paulo nos responde dizendo: O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm.14.17). Ou seja, o Reino de Deus se manifesta através de curas, milagres, libertações, salvação de almas, expulsão de demônios e dons do Espírito Santo. 

Satanás atualmente guerreia contra Deus e seu povo. O sistema mundano é contrario aos princípios da Palavra de Deus. Estamos envolvidos numa guerra sem tréguas, não há descanso, nem pausa, é dia e noite, noite e dia. Satanás não dorme, nem brinca de ser diabo. Ele joga a vera e joga pesado contra as famílias na intenção de causar separação entre os casais e destruir a família. Paulo disse: Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef.6.12). Ai dos habitantes da terra, porque Satanás desceu com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo (Ap.12.12). Mas, os guerreiros fiéis vencerá pela fé, pela Palavra e no poder do Espírito. Amém!