segunda-feira, 5 de junho de 2023

OS ANAQUINS - Expulsos e Destruídos.


Ouça, ó Israel: Hoje você está atravessando o Jordão para entrar na terra e conquistar nações maiores e mais poderosas do que vocês, as quais têm cidades grandes, com muros que vão até o céu. O povo é forte e alto. São anaquins! Você já ouviu falar deles e até conhece o que se diz: Quem é capaz de resistir aos anaquins? Esteja, hoje, certo de que o SENHOR, seu Deus, ele mesmo, vai adiante de você como fogo consumidor. Ele os exterminará e os subjugará diante de você. E você os expulsará e os destruirá, como o SENHOR lhe prometeu (Dt.9.1-3). 

A CONQUISTA.

A conquista não vem de graça, toda conquista tem o seu preço. Deus prometeu a nação de Israel a terra de Canaã, uma terra que mana leite e mel, todavia não seria fácil possuir a terra da promessa, o povo teria que se esforçar e lutar contra um povo forte e poderoso. Canaã era uma terra infestada de gigantes, um povo alto e forte, mas Deus fala para o povo não se atemorizar, porque Ele garante que irá adiante do seu povo como fogo consumidor. Porém, quem vai expulsar e destruir os gigantes é o povo, Deus vai com o povo, mas Ele diz: "E você os expulsará e os destruirá, como o SENHOR lhe prometeu". A glória é de Deus e o poder pertence a Ele, mas é nós que temos que lutar para conquistar tudo aquilo que Deus disse que é nosso. O inimigo é usurpador, nada é dele, nós temos que lutar contra para possuir tudo aquilo que é nosso, porque o inimigo tomou posse de forma ilegal da herança do povo de Deus. Se você temer aos gigantes e não lutar para os vencer, você não conquistará o que Deus prometeu.

QUEM ERAM OS ANAQUINS?

Os anaquins era uma raça de gigantes descendentes de Anaque, que era filho de Arba, o qual era o maior dos gigantes (Js.14.15). Anaque tinha tinha três filhos: Aimã, Sesai, e Talmai (Nm.13.22). Estes gigantes habitavam em Hebrom, na época de Josué, mesmo após a conquista da terra de Canaã, ainda havia muitos gigantes, os quais foram expelidos e derrotados por Calebe quando conquistou Hebrom (Js.14.10-15; 15.13,14). Os gigantes são citados na Bíblia pela primeira vez, no período antidiluviano em Gênesis 6.4, estes também eram chamados de nefilins. Moisés faz referência a várias raças de gigantes quando relembra ao povo acerca do eles haviam passado caminhando no deserto. Ele cita os "emins", os "anaquins" ou "enaquins', estes também eram considerados "refains", que os moabitas os chamava de "emins"(Dt.2.10,11). Os amonitas chamavam os refains de zanzumins, estes eram fortes, numerosos e altos como os enaquins (Dt.2.20,21). Sobre os anaquins, diz o texto sagrado: Naquele tempo, veio Josué e extirpou os anaquins das montanhas de Hebrom, de Debir, de Anabe, de todas as montanhas de Judá e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades. Nenhum dos anaquins ficou de resto na terra dos filhos de Israel; somente ficaram de resto em Gaza, em Gate e em Asdode (Js.11.21,22). Gate era a cidade onde habitava o gigante Golias e seus irmãos.

Os gigantes sempre existiram, devemos lutar, não contra os gigantes físicos, mas contra os gigantes espirituais que nos cercam. Aprendemos que, Deus não destrói os nossos gigantes, mas Ele nos dá força e armas espirituais para os vencê-los. Amém!