terça-feira, 29 de janeiro de 2019

BENJAMIM, O LOBO QUE DESPEDAÇA.

Benjamim é o lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo  (Gênesis, 49.27).

Benjamim foi o filho mais novo do patriarca Jacó, o seu nascimento foi marcado por um triste acontecimento. A sua mãe Raquel, sentindo dores de parto, teve complicações em seu parto, e, dizendo-lhe a parteira que ela teria um filho, e indo ela já morrendo, chamou o nome do menino Benoni; mas o seu pai Jacó, o chamou Benjamim (Gênesis, 35.16-18).
Passados muitos anos, estando Jacó prestes a morrer, ele reuni seus filhos e os abençoou com pronunciamentos de bênçãos sobre os seus doze filhos. Benjamim, por ser o mais novo, foi o último a receber a bênção do seu pai Jacó. Jacó abençoa Benjamim dizendo: Benjamim é o lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo (Gênesis, 49.27).
Esta profecia de Jacó sobre Benjamim, tem o seu cumprimento no decorrer da história, quando a tribo de Benjamim vem a ser uma tribo guerreira, temida por todos. Nos capítulos finais do livro de Juízes, do 19 ao 21, há uma ocorrência de um fato intrigante que envolve a tribo de Benjamim, que vai lhe identificar como o lobo solitário, ao se isolar das tribos de Israel e lhes declarar guerra. Benjamim como lobo é valente, guerreiro e solitário.
Depois do reinado de Salomão, as doze tribos de Israel se dividiram, dez formaram o reino de Israel, cuja capital era Samaria; e as tribos de Judá e Benjamim, uniram-se e formaram o reino de Judá, e a sua capital foi Jerusalém. O leão e o lobo uniram-se e prevalecem até hoje. Quem escapar do leão, será despedaçado pelo lobo. Benjamim é o lobo que despedaça.