quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ANSIEDADE?

   Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós
   (I Pedro, 5.7).

Descansar em Deus é a melhor opção para sanar as nossas ansiedades. De nada vai adiantar as nossas inquietações, pois em nada resolverá, é preciso ter fé, confiar e entender que tudo tem o seu tempo determinado; nada fora do tempo dá certo. É preciso esperar, o mundo não foi feito em um único dia.
Que todas as nossas inquietações e ansiedades sejam lançadas sobre Jesus, Ele tem respostas e soluções para tudo e para todos.
Estamos vivendo uma época de grandes avanços científicos e tecnológicos.
A era moderna e a pós-modernidade na atualidade tem causado grande impacto sobre a vida das pessoas, a ponto de deixa-las apreensivas e ansiosas por tantas coisas. A verdade é que as pessoas não querem mais perder tempo em esperar, tudo tem que ser rápido. O ser humano é por natureza ansioso em tudo que quer e deseja, muitos não buscam um equilíbrio para controlar suas ansiedades e chegam a entrar em um estado de extrema depressão. O pior é que a ansiedade ao extremo pode desencadear doenças psicossomáticas e levar a pessoa a um estado caótico.
Todavia há um remédio recomendado na palavra de Deus, que nos orienta dizendo: Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (I Pedro, 5.7).

Ter ansiedade é normal, errado é quando se chega a um extremo a ponto de não poder controla-la.
Jesus ensinando sobre este tema disse: Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas? Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles. Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo (Mateus, 6.25-34).

O apóstolo Paulo fazendo referência a inquietude humana, diz: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças (Filipenses, 4.6). A nossa ansiedade precisa ser controlada, devemos buscar a direção de Deus, descansar Nele e na sua palavra. O melhor remédio para ansiedade é confiar e descansar no SENHOR. Assim está escrito: Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração (Salmos, 37.4). Deleitar-se é o mesmo que descansar, sentir prazer no SENHOR, e esperar, na certeza que Ele não falha.

CINCO RAZÕES PORQUE NÃO DEVEMOS ANDAR ANSIOSOS:

1. DEUS É PROVEDOR.

E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades (Êxodo, 23.25).
Os filhos dos leões necessitam e tem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta (Salmos, 34.10).  

2. DEUS É CUIDADOR.

Quem é como o Eterno, nosso Deus, que reina nas mais elevadas alturas, mas se inclina bondosamente para contemplar o que se passa nos céus e na terra?
Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, a fim de estabelecê-los como príncipes do seu povo. Oferece uma família à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia! (Salmos, 113.5-9).

3. DEUS É COMPASSIVO.

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó (Salmos, 103.13,14).  

4. DEUS É JUIZ.

O SENHOR julgará os povos; julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça e conforme a integridade que há em mim. Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente. O meu escudo está com Deus, que salva os retos de coração. Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias (Salmos, 7. 8-11).  

5. DEUS É A SOLUÇÃO.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará (Salmos, 37.5).
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna (Isaías, 26. 3,4).

CONCLUSÃO:
Que toda nossa ansiedade seja lançada em DEUS, pois só Ele tem a saída e a solução para todos os nossos problemas. Amém!