terça-feira, 12 de junho de 2018

CUIDADO, NÃO DEIXE A AMARGURA LHE DOMINAR.

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem (Hebreus, 12.15).

O escritor aos hebreus alerta os irmãos sobre o cuidado da possível exclusão da graça de Deus, bem como a ser vigilante, para não permitir que alguma raiz de amargura brote a ponto de trazer perturbação e por ela muitos venham a se contaminar. A amargura é uma das piores pragas que podem atingir uma comunidade cristã. Uma pessoa amargurada geralmente é revoltada com tudo e contra todos, ela não consegue ver virtude nas pessoas, mas só defeitos e falhas. A graça de Deus nos favorece viver uma vida de plena paz e santo gozo. Todavia, quando um cristão passa a não valorizar o favor de Deus, ele começa a se privar da graça de Deus, a ponto de ele mesmo se excluir desta graça. Quando a graça de Deus não mais atua na vida do crente, ele passa a não suportar certas situações, a ponto de não liberar perdão. Quando um cristão não libera perdão, ele está permitindo que uma raiz de amargura brote no seu coração. Uma vez que, a raiz de amargura brotou no coração, essa pessoa passa a viver uma vida perturbada e cheia de amarguras. Um cristão amargurado, muitas vezes, ele tem sentimentos de ódio, de rancor e ressentimentos do passado. Quando uma pessoa guarda mágoas e acumula um sentimento de ódio dentro de si, ela já está contaminada com a raiz de amargura e passa a viver uma vida perturbada. A raiz de amargura na vida de uma pessoa é algo muito sério, porque além de prejudicar a sua própria vida, pode também atingir a muitos e contamina-los.

CINCO ATITUDES PARA EXCLUIR A RAIZ DE AMARGURA.

Deixar as práticas pecaminosas da antiga natureza.

Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele, vades crescendo (I Pedro, 2.1,2).

Liberar perdão.

Se perdoardes alguma coisa a alguém, também eu perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma falta a ser perdoada, perdoei na presença de Cristo, por amor de vós, a fim de que Satanás não tivesse qualquer vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas artimanhas (II Coríntios, 2.10,11).

Se fortalecer na graça de Deus.

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus (II Timóteo, 2.1).
.... Porque bom é que o coração se fortifique com graça ...  (Hebreus, 13.9).

Amar a palavra de Deus e meditar nela todos os dias.

A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama (Salmos, 119.140).
Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! (Salmos, 119.97).

Buscar crescer na graça e no conhecimento.

Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo 
(II Pedro, 3.18).

Conclusão:
Viva feliz, deixe a graça de Deus encher o seu coração, não permita que a amargura se instale em seu coração e torne você uma pessoa rancorosa. Não perca tempo com os críticos, nem dê ouvidos aos seus opositores. Quem guarda rancor só tem a perder. Há uma frase que diz: "Guardar rancor é como segurar um carvão em brasa para jogá-lo em outra pessoa; você é o único que se queima. Pense nisso.