sexta-feira, 8 de maio de 2020

Fé - Esperança - Amor

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três; mas a maior destas é o amor (I Co.13.13).

O capítulo 13 da carta de Paulo aos coríntios, é conhecido como "o capítulo do amor". Ao encerrar o seu ensino sobre os dons no capítulo 12, o apóstolo diz: Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente (I Co.12.31). O caminho mais excelente que Paulo fala, é exatamente o caminho do amor. Paulo encerra o capítulo 13 citando as três grandes virtudes do cristianismo: A fé, a esperança e o amor. Ele destaca o amor, ao dizer: "Mas a maior destas é o amor". Podemos dizer: A fé é o combustível da nossa vida, a esperança é como balsamo e lenitivo para nossa alma, porém, o amor é a base de tudo.

FÉ.

Não podemos viver sem fé. Vivemos em um mundo material e palpável onde há muitos mistérios invisíveis, que só entendemos e aceitamos pela fé. Exemplo: DEUS.
O escritor da carta aos hebreus, falando sobre a fé diz: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus ... (Hb.11.6). Ele também condiciona a fé como um estilo de vida para os cristãos, ao dizer: Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb.10.38).
Durante a nossa vida, nós acumulamos muitas coisas, depositamos e guardamos. Porém, uma única coisa, que não é coisa, é virtude, esta devemos guardar, a fé. No final da sua vida e do seu ministério, o grande apóstolo do gentios, escrevendo ao seu filho na fé, disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.7). Que possamos viver intensamente, mas sem perder a fé.

ESPERANÇA.

A esperança é a âncora da alma, não podemos viver sem esperança. Viver sem esperança é perder a motivação da vida; e quando perdemos a motivação de viver, passamos a viver a deriva, sem rumo e sem direção. Há um ditado popular que diz: "A esperança é a última que morre". Mas a esperança nunca morre, ela está sempre viva. Nós é que muitas vezes desistimos dela. Na vida nós poderemos vencer todos os obstáculos e adversidades, desde que, estejamos cheios de fé e esperança. Nunca perca a esperança, Deus sempre tem uma saída e uma nova história para você.
A nossa esperança está viva, o apóstolo Pedro nos assegura esta verdade, dizendo: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe.1.3).
Paulo também nos afirma isto ao dizer: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (ITm.1.1).
Oh bendita esperança! Ela está viva.

AMOR.

O amor é a base de tudo. Sem o amor o mundo não existiria. Sem o amor nós não teríamos salvação, sem o amor a nossa vida seria um caos. Entre as muitas definições que lemos na Bíblia sobre Deus, tem uma que o define dizendo: "Deus é amor (I Jo.4.8,16). O texto sagrado diz, que aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (I Jo.4.7).
Paulo destacou o amor como a principal virtude. Porque o amor é a base, é o alicerce que sustenta todas as outras virtudes. Paulo diz: E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria (I Co.13.3). Amar nunca é demais. Que possamos propagar e praticar o amor em todo tempo. Há uma poesia na música interpretada pelo cantor Ozeias de Paula, que diz: "O amor é tudo, feliz é quem ama, não há barreras para conter sua chama".
Ame sempre, nunca desista de amar.
Um dia, tudo vai passar e terá o seu fim, mas o amor nunca vai acabar, ele é eterno. 
Deus é Amor. Amém!